Samsung Omnia HD é melhor que o Nokia 5800 XM?

Postado por Diego Duarte 17 junho 2009


Desde o anúncio do novo Samsung Omnia HD, todos apostam que o mesmo será um dos melhores (talvez o melhor) celular com o Symbian 5th e que será muito superior ao Nokia 5800 XM e ao N97. Mas será que tudo isto procede?


Hoje eu encontrei no TekiMobile um post sobre o Omnia HD e as expectativas em torno dele.
O post começa com um retrospecto do Samsung INNOV8 e todo o frisson que ele causou no seu anúncio oficial. Muitos o apontavam como o sucessor do Nokia N95, devido a todas as suas configurações de hardware e design. Porém, após o lançamento, o que se percebeu foi uma série de críticas de usuários e blogueiros, afirmando que sua câmera não é tão boa (inferior ao N95), que seu sistema operacional vive travando e que ele não aceita vários aplicativos do Symbian 3th (isso sem contar a falta de atualizações do firmware para corrigir estas falhas). Com isso, para muitos, o INNOV8 pode ser considerado um fracasso.

Agora de volta aos dias atuais, todos estão crendo que o Samsung Omnia HD será o novo "The Killer" dos celulares e irá desbancar seus concorrentes. Uma pesquisa feita no Nokia 5th comprova que quase metade das pessoas que votaram escolheriam o Omnia HD como o seu novo celular, em uma lista com celulares como o N97 e o iPhone 3GS.
Porém já começam a surgir críticas a respeito do novo Omnia HD.

Neste mesmo post do TekiMobile é colocada a opinião de um Administrador do Daily Mobile, onde o mesmo escreve um post com o nome "Do not buy the Samsung i8910 HD" (Não compre o Samsung i8910 HD "Omnia HD").
Após ter comprado o Omnia HD, ele afirma que o celular é muito ruim e que a Samsung conseguiu destruir o Symbian 5th.
Como ele também tem um Nokia 5800 XM, ele acabou fazendo uma pequena lista de defeitos do celular da Samsung.
Veja a lista abaixo tirada na íntegra do TekiMobile:

  1. Quase nenhum dos aplicativos para S60v5 instalados no 5800 funcionaram no Omnia HD;
  2. Não gostou da tela capacitiva. Não que ela seja ruim, mas não combinou com o Symbian, por exemplo, é impossível usar o navegador Opera Mini e outros aplicativos;
  3. O telefone é muito grande;
  4. Não equaliza o som! Tem 5 padrões que você não pode editar;
  5. A imagem fica toda desarrumada quando se transfere para o computador. A imagem fica "esticada", ficando estranha quando visualizada no PC;
  6. Câmera / qualidade fotográfica pior que o 5800 XM.
Bom, eu acho que ainda é muito cedo para se tirar qualquer conclusão a respeito do Omnia HD. Porém, estas críticas são muito sérias e tudo indica que o Omnia HD fará o mesmo caminho do INNOV8.
Mas uma coisa é certa: essas críticas a respeito do novo Omnia vem de encontro com os elogios e prêmios ganhos pelo o 5800 XM, reafirmando mais ainda todas as suas qualidades.

E você, acha que o Samsung Omnia HD é melhor que o Nokia 5800 XpressMusic?
Responda nos comentários!


[Via]

19 comentários

  1. Anônimo disse:
  2. Nessa briga dos celularess "TOPs", me parece que o vencedor (custo X benefício) será o que está sendo menos citado, pelos fóruns e blogs a fora.

    O queridinho>> 5800 XM

     
  3. Diego Duarte disse:
  4. É mesmo!
    Está pra nascer um celular tão bom quanto o 5800.
    No conjuto da obra, o 5800 XM é o melhor atualmente (na minha opinião).
    Abraços

     
  5. Gato Guga disse:
  6. Concordo com o Diego.
    O Samsung é muito bonito e lotado de recurso. Eu o compraria, mas somente se não existisse a Nokia.
    O 5800XpressMusic é infinitamente melhor, sobretudo por ser um Nokia.
    Agora, Diego, já nasceu e logo estará por aqui, o N97. Por isso não comprei o 5800. Aliás, nem compraria, pois a TIM quis me dar 2 deles no plano empresarial, mas preferi esperar chegar o N97.
    Abraços

     
  7. Denis disse:
  8. Dúvidas para o Nokia Guru:
    1) Sobre o GPS - O uso do GPS no celular Nokia 5800 utiliza o mesmo sistema do GPS utilizado no carro? Por exemplo, vc paga pelo aparelho, mais o sinal ele capta do satélite ? Existe algum custo relacionado ao uso do GPS ?
    2) Você tem idéia de quando será colocado a venda pela Vivo ?
    Tenho mais dúvidas, mais aos poucos eu vou pesquisando e o que ficar na dúvida eu posto aqui.
    Muito obrigado.

     
  9. Diego Duarte disse:
  10. Pois é Gato Guga. Vamos ver como o N97 irá se sair.
    Muita gente ficou decepcionada com as suas especificações, mas ele pode acabar rendendo mais do que está escrito no papel (como todos os Nokias).
    Então, só esperando mesmo pra saber.

     
  11. Diego Duarte disse:
  12. Olá Denis,

    O uso do GPS no 5800 XM é idêntico ao GPS veicular. Você não paga nada para se conectar nos satélites e tudo mais. O único custo que você poderá ter é com o navegador. O Nokia Maps, Garmin, Sygic, NDrive e Google Maps são alguns exemplos de navegadores.

    Por enquanto ainda não há previsão de venda pela Vivo e tudo indica que esta venda não começará tão cedo. A TIM é a única operadora com exclusividade para vender o 5800 XM no Brasil. Portanto, creio que ainda irá demorar um pouco para chegar nas outras operadoras.

    Muito obrigado a você pela visita e volte sempre!!!

    Grande abraço!

     
  13. Diego, o que eu não entndo em relação ao Innov8 e o Omnia HD é que ambos possuem SO Symbian, então porque não rodam muitos aplicativos symbian? A Samsung não atualiza os firmwares bugados?
    A propósito, em relação ao post da qualidade de foto do 5800, você acredita que fazendo aquele macete as fotos realmente melhoram muito?

     
  14. Anônimo disse:
  15. diego, não sei na claro, mas na vivo já tem pra comprar o 5800, mas me parece q sem o come with music

     
  16. Diego Duarte disse:
  17. Então Luiz Claudio, mesmo a Samsung utilizando o mesmo SO da Nokia, as empresas fazem algumas modificações no SO para colocá-los em seus aparelhos (visto que o Symbian é código aberto e permite esta alteração). E neste quesito, a Nokia é matadora e consegue uma utilização quase perfeita do Symbian em seus aparelhos (coisa que as outras marcas ainda estão muito atrás). Por isso, sempre dá essas diferenças.
    E também, a Samsung não tem o hábito de atualizar os firmwares. Portanto, você comprar um aparelho e ficar com o mesmo firmware com erros para sempre.

    Quanto ao post da qualidade das fotos, não consegui testar pois o meu celular não é hackeado. Mas as pessoas que eu conheço que testaram relataram uma melhora significativa nas fotos (em torno de 30%).

    Abraço!

     
  18. Diego Duarte disse:
  19. Pois é Anônimo, fiquei sabendo esta semana que a Vivo já começou a vende-lo. Porém, onde eu vi, não vem com o Comes With Music mesmo.
    Valeu pela informação!

    Abraço!!

     
  20. Anônimo disse:
  21. Pra quem não sabe mexer em configurações do SO, realmente o Omnia HD é ruim. Mas mudando um pouco as configs do SO, aplicando o firmware que acabou de sair e atualizando ele com novos aplicativos...não há a menor duvida que o Omnia HD é o melhor de todos. Melhor que o 5800 e N97. Palavra de quem tem o Omnia HD e q tem um irmão com o N97 que esta até agora me xingando pois era Nokia-fanboy, achou q era melhor e agora está com um pior.
    Sobre os comentarios:
    Quase nenhum dos aplicativos para S60v5 instalados no 5800 funcionaram no Omnia HD => Deve ter tentado 2-3. Pois tentei uns 30-50 e somente 3 não funcionaram. (falta de conhecimento?)

    Não gostou da tela capacitiva. Não que ela seja ruim, mas não combinou com o Symbian, por exemplo, é impossível usar o navegador Opera Mini e outros aplicativos => Isso é costume, no começo tinha a mesma opnião. Mas com 2 semanas de uso, vc descobre os macetes e rapidamente navega sem problemas! (frescura?)

    O telefone é muito grande; => Aposto que se fosse um pouco menor, falaria que é mto pequeno. Fala sério, o tamanho é perfeito para a tela maravilhosa. (compre calças com bolso maior oras)

    Não equaliza o som! Tem 5 padrões que você não pode editar; => Verdade. E também é verdade que existem aplicativos que vc instala que editam. (falta de informação)

    A imagem fica toda desarrumada quando se transfere para o computador. A imagem fica "esticada", ficando estranha quando visualizada no PC; => Comigo também ficou. Arrumei mudando a resolução do video. Mas mesmo assim, isso é muita frescura!!

    Câmera / qualidade fotográfica pior que o 5800 XM. => Nunca. Mentira total. A qualidade é superior a do N97 (a não ser q a do 5800 seja melhor que a do N97! oq duvido). Posso concordar para algumas fotos em ambientes fechados com mta pouca luz (ou em uma balada por exemplo)

     
  22. De longe pior do que qualquer telefone usando o S60v5!
    parece incrivel como um celular desse calibre pode ser tão ruim!
    Ah e já que estamos falando do N97,a única coisa que o N97 tem de bom mesmo comparando com o 5800 XM,é um cpu melhor(que com o update 2.0.012 para cima fica igual em velocidade ao N97), mais memória onboard, um teclado qwerty fisico e uma camera de maior resolução. e pronto!
    Aqui na europa o N97 custa €600 e o 5800, €230! Bah...o 5800 tem tudo menos o ja indicado incluindo melhor autonomia e MENOS PESO! O N97 é um TIJOLO! Mas voltando ao Omnia,eu tive esse celular por 11 dias e troquei por um LG Renoir! Muitissimo superior,acreditem.
    Tive o N97 e vendi porque alem do que ja disse,não vejo grande disparidade de tecnologia entre o N97 e o 5800!
    por isso e sendo esta a minha opinião,COMPREM O Nokia 5800!

     
  23. Anônimo disse:
  24. tinha um htc touch HD e ja tem um mes que estou com o Omnia HD. conheco bem o n97 tambem. as ponderacoes do amigo anonimo sao verdadeiras. qualquer aparelho que vc pega deve ser adaptado aas suas exigencias e necessidades. a primeira coisa que fiz foi hackear o aparelho. com isso consigo instalar qualquer aplicativo baseado no s60 v3 ou v5. raramente da algum defeito. aceita inclusive aplicativos com base no n-gage do n97 (isso depois de hackear).
    com relacao ao opera mini, nao entendi a dificuldade em navegar. ateh agora nao tive nenhum problema quanto a isso. se alguem tem problemas com ele, testem o Digia.
    as desconfiguracoes das fotos sao facilmente resolvidas instalando o aplicativo que vem junto com o produto. tive problemas com o windows 7 (ja resolvido). com o win xp as fotos wide nao desconfiguraram, e nem precisei instalar os programas, utilizo apenas com a funcao usb para memoria de massa.
    a tela eh perfeita. o tamanho nao poderia ser melhor. sem contar que eh mais fino que os concorrentes mencionados.
    achei que iria ter problemas com a falta de um teclado. mas o teclado full touch dele eh sensacional, desafio os mensageiros de plantao por ai.
    a qualidade das fotos sao otimas. as tiradas durante o dia nao se diferenciam muito das tiradas com o n97. a real diferenca mesmo estao nas fotos tiradas com pouca luminosidade ou fotos noturnas. ai sim verao diferenca.
    com relacao à gravacao de video eu nem vou comentar. o audio na gravacao do video estava ruim, mas com a atualizacao do firmeware o codec de audio foi alterado pra aac. agora nao tem mais problemas quanto a isso. com o cabo tv out ligo o omni hd na minha tv de 52 e fica show de bola. bate muitas filmadoras meia bocas por ai..
    notem que eu era um viciado em Windows mobile. o que diga-se de passagem eu manjo bem..
    nao gastei mais do que algumas semanas para me interar com o symbian. daki uns dias posso ateh arriscar na programacao.
    resumindo. tirando a memoria interna do n97 (32 gb) versus os 16 gb do omnia hd (o que pode ser resolvido com um mini SD de maior capacidade), nao acho que o n97 ganha em nada do Omnia hd.
    Paulo Melo

     
  25. Anônimo disse:
  26. Um absurdo dizer que a camera do 5800 é melhor que a do hd!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! u cara deve ter bebido muito pra falar uma besteira destas!!! tive esse tal de 5800 e a foto era realmente um lixo!! o touch uma porcaria!! enfim achei o celular horrivel!!agora comprei um omnia hd e o celular é o melhor de todos!! as fotos sao perfeitas a tela capacitiva de amoled é maravilhosa!!! é de longe o melhor celular do mundo!! se forem abrir a boca pra falar merda é melhor nem opinarem sobre o que nao sabem e nunca viram!!

     
  27. Anônimo disse:
  28. Concordo com você Anônimo. Esses caras nokia fan boys não sabem o que estão falando. O Omnia HD nem sequer deve ser comparado com o 5800. Comparar a camera foi uma chacota mesmo né.
    O pessoal desse forum é muito amador, não conhece nada de SW e HW. Concordo que a Samsung falha em muitos pontos no SW pois modifica algumas coisas no OS. Porém, esse telefone tem uma CPU Cortex A8 que por sinal é produzida pela Samsung Electronics e é o mesmo processador que a Apple usa no seu iPhone 3GS. Então, antes de sair criticando um modelo, estudem, verifique, assistam videos no youtube, veja os reviews no gsm arena.
    Procure no youtube os videos do pessoal tentando travar esse telefone abrindo múltiplos aplicativos. Na versão final da Europa o telefone não travou. Ele é muito rápido. Quero ver a nokia lançar um telefone como esse. Espero pra ver.

     
  29. Unknown disse:
  30. Nossa, simplesmente ridículo comparar o Omnia HD com o 5800 xm. Se um Star ou Cookie tivessem GPS e Wi-Fi já teriam espancado o 5800.

    O nokia já nasceu ultrapassado, a mesma coisa do N97. O usuário típico de celulares touch gostam de firulas e os Nokia não tem nada a oferecer quanto a isso. O único ponto positivo que a Nokia sempre teve foi a robustez dos seus aparelhos e nada mais!

     
  31. Anônimo disse:
  32. Gente, os coreanos da LG e Samsung fazem celulares como ninguém. Vejam o Samsung Jet e a série Omnia, LG Arena e Renoir... todos eles espancam qualquer Nokia ou Motorola inclusive já passaram faz tempo a qualidade de fotos da série N da Nokia, somente HTC deveria ser colocada na balança.

     
  33. Anônimo disse:
  34. gostaria de compartilhar com os colegas um pouco sobre o omnia Hd tenhu o celular e tenhu algumas duvidas alguém poderia me passar o email..ou tel?

     
  35. Anônimo disse:
  36. entao; estou numa duvida, compro um onmia hd ou compro um n97? gostaria que algum colega me adicionasse e que podesse tirar algumas duvidas!
    msn: jk_gaucho@hotmail.com

    att; jonas

     

Postar um comentário

Pesquisar

    Site Meter