O dilema da câmera do Nokia 5800 XM

Postado por Diego Duarte 14 junho 2009

Quando o 5800 XM foi lançado, um dos pontos que mais geraram conflitos é com relação a qualidade da sua câmera.

Em alguns testes, a câmera do 5800 XM chegou a ser melhor do que a câmera de um N96, mas no geral, ela pode ficar muitas vezes atrás de uma câmera de um N73.
Com isso, surgiram na internet alguns métodos de deixar a câmera do 5800 XM melhor.

Porém hoje eu encontrei no Daily Mobile o método, digamos, mais tosco para melhorar a qualidade da câmera de um 5800 XM.
Este método é simples e consiste em tirar a tampa traseira do 5800 XM na hora em que você for tirar as fotos.

Nas fotos tiradas pelo site, realmente o resultado é positivo com relação ao antes e depois, como você pode ver abaixo:

ANTES

DEPOIS


ANTES

DEPOIS

Eu acho que sempre é vantajoso você utilizar algum método para melhorar a câmera do 5800 XM, mas retirar a tampa da bateria é demais né?
Acho que o melhor que podemos fazer é sempre deixar limpo o vidro que cobre a câmera.

E você? Teria coragem de ser adepto deste método sempre que for tirar uma foto com o 5800 XM?
E com o seu celular? O resultado foi realmente melhor?
Responda nos comentários!


[Fonte]

13 comentários

  1. Fu disse:
  2. percebe-se muito bem que esse celular foi feito voltado para música... porque a parte de câmera foi muito mal projetada.. esse sistema de tampa traseira que serve como "lente" da câmera é horrível, fora quando o LED(Flash) atrapalha a foto pois fica muito próximo da lente, fazendo as fotos ficarem "esbranquiçadas" na parte de baixo... triste..

     
  3. Henry disse:
  4. Boa noite galera, tudo certo?
    Sou novo no blog e gostaria de fazer algumas perguntas: adquiri meu 5800Xm e queria algumas dicas, as basicas das basicas ate as mais doidas possiveis... o que se pode fazer com este aparelho tao bom (1ª opiniao), aguardo dicas...

    Abraços

     
  5. Diego Duarte disse:
  6. Pois é Fu, realmente a câmera não é o forte do 5800 XM.
    Mas eu não acho que ele é somente um celular voltado para música. Pelo contrário, ele faz muito mais do que se propõe a fazer.

    Mas que poderia ser melhor, isso poderia.

     
  7. Diego Duarte disse:
  8. Boa noite Henry!

    Primeiramente, seja bem vindo ao blog!

    Então, realmente se pode fazer váriasssss coisas boas e legais com este aparelho tão bom!
    É o seu primeiro aparelho com o sistema operacional Symbian?
    Um bom material de consulta para você começar a aprender mais sobre o nosso celular (além desse blog) é o blog Nokia Touch (http://nokia-touch.blogspot.com).
    Aqui e lá você encontrará muitas informações úteis para os primeiros passos.

    Enfim, é impossível eu falar para você tudo que se pode fazer com este celular em apenas um comentário.
    Então, depois que você der uma passeada pelo blogs, pode voltar aqui com as suas dúvidas mais pesistentes.

    Um grande abraço!

     
  9. Henry disse:
  10. E ai Diego, rodei hoje o dia inteiro atras de informaçoes, achei algumas outras nao, e outra nao consegui instalar...
    Entao o bom filho a casa torna!

    Primeira duvida urgente: eu tenho como usar sistema GPS neste aparelho na forma gratuita, sem usar dados? Qual indica?

    Tua pergunta ja foi mto dificil o que seria Symbian? Se resume em "aparelho fudido" é sim o primeiro...rs!

    Abraço

     
  11. Diego Duarte disse:
  12. Olá Henry,

    Na verdade, o uso do GPS é gratuito. O que você pode pagar (ou não) é o navegador que você utiliza.
    Existem vários navegadores atualmente compatíveis com o nosso celular. Dentre eles, posso citar o Nokia Maps, Garmin, Sygic, Ndrive e Google Maps.
    A única coisa que você deve se atentar para não consumir os dados de tráfego da sua operadora é ir nas configurações do navegador que você estiver utilizando e escolher a opção USAR GPS INTEGRADO.

    E quanto ao Symbian, este é o sistema operacional do nosso celular.
    Uma pequena comparação:
    O Symbian está para o 5800 XM assim como o Windows está para o PC. (Tá parecendo questão de prova né? hehehehe)

    Então fica a dica de quando você for procurar algum programa para o 5800 XM, tente encontrar um programa que seja desenvolvido para o Symbian 5ª edição ( S60v5 ).

    Espero ter ajudado!

    Qualquer coisa, estamos aí!

    Abraços!!

     
  13. Henry disse:
  14. Entao Diego, seguinte estou tentando me matar em instalar este Garmin e nao consigo, e to (acho eu) criando conflito com o aparelho... e nao quero isso...
    Na verdade gostaria de usar tudo do jeito q esta... e com o mtempo aprimorar...
    No Nokia Maps, eu consigo visualizar tudo, porem nao consigo optar em DIrigir para, Caminhar para.... como consigo isso, inclusive comando de voz, sem pagar aquela tal licença, nao é possivel? tenho que procurar mesmo em instalar este Garmin?
    Agora sim... vejo toda hora esse S60V5, e nunca baixo, pensando que isso é modelo de aparelho...rsrs

    Abraçs

     
  15. Diego Duarte disse:
  16. Olá Henry,

    Infelizmente não é possível utilizar o Nokia Maps com comandos de voz sem pagar a licença.
    E quanto ao Garmin, não existem muitos problemas ao instalá-lo. Você só deve se atentar quanto a versão do Garmin ser compatível com o Symbian S60 5th (S60v5). O Garmin, se eu não me engano, a versão é a 5.00.30.

    Um outro navegador (o meu preferido) é o Sygic. Também funciona perfeitamente no nosso 5800 XM. Então, fica aí a dica.
    A versão do Sygic compatível com o nosso celulare é a 7.71.

    Então, qualquer dúvida, já sabe né!

    Abraço!
    http://www.nokia.com.br/servicos/midia-social

     
  17. Anônimo disse:
  18. Ola Diego.

    Ola Pessoal.

    Tenho vindo a este Blog com frequencia e agora, gostaria de deixar uma situaçao mal resolvida.
    Estou adorando o 5800 e instalei o OVI no notebook com Vista, fiz atualizaçoes e baixei musica. Qdo fui instalar o OVI no PC com XP ja no final da instalaçao o instalador apresenta uma msg de erro e a unica saida e encerrar a instalaçao. Fiz o donwload do OVI do site Nokia e tbem nao obtive exito. Parece que tem alguma coisa a ver qdo esta instalando os microsoft.NET ... Bem esta e minha duvida.
    Obrigado.

    Samir

     
  19. Diego Duarte disse:
  20. Olá Samir,

    Creio que este problema já ocorreu comigo uma vez no Windows também.
    Eu não estava conseguindo instalar o programa para obter os mapas da Nokia no meu Windows e o motivo foi a falta de um programa do Windows XP que faltava em meu PC.
    Eu fiz o seguinte, anotei o erro que aparecia sempre que eu tentava instalar o aplicativo e no google.com encontrei o arquivo referente à aquele erro.
    Tente isso, pois o problema provavelmente está no seu Windows Vista.
    Qualquer coisa, estamos aí!

    Grande abraço!

     
  21. gkiller disse:
  22. Amigo, não sei se é tarde para perguntar,
    mas será que não há como remover apenas o vidro da capinha, que protege a câmera do celular?
    ou quem sabe mandar confeccionar um de melhor transparência, estou pra pegar o 5800 essa semana, mas sinceramente to com um pé atrás por causa da câmera... o q vc me diz, ele tira boas fotos de dia? e a noite, digamos em uma festa, dos rostos de umas 3 a6 pessoas, sai mais ou menos? Brigadão ae amigo, abraço! se puder me respode no meu e-mail ok? gustavo@tche.com é msn tmb.. valeu!

     
  23. Anônimo disse:
  24. Olá pessoal!
    Gotaria de saber se esse celular realmente compensa os mil e poucos reais qe pedem nele.Os alto falantes dele sõ estéreo mesmo?são potentes?

    valeu

     
  25. Diego Duarte disse:
  26. Olá Gustavo!

    Infelizmente não tem como remover o vidro da capinha que protege a câmera. A não ser que você remova manualmente, porém ela ficará sem a capinha permanentemente, deixando a lente da câmera desprotegida, o que pode acabar estragando a mesma.

    A câmera do 5800 XM é excelente de dia e tira fotos boas a noite.
    Se você for tirar fotos de pessoas ou objetos a noite, a imagem ficará boa e não terá nada que atrapalhe na visualização da mesma, porém existem câmeras que fazem um trabalho melhor a noite.

    Se a sua prioridade com o 5800 XM é a câmera, sugiro que consulte outras opções, pois a câmera do 5800 XM não é a melhor do mercado, mas como eu já disse, é excelente de dia e boa a noite.
    Porém, se você não está comprando o 5800 XM pela câmera, mas pelo celular como um todo (conjunto da obra), com certeza o 5800 XM é uma das melhores opções disponíveis no mercado, ainda mais se analisarmos o quesito "Custo x Benefício".

    Sobre a música, este é um dos pontos fortes do 5800 XM. Além do "Comes With Music", a qualidade do aúdio no 5800 XM é excelente, seja no bluetooth, nos fones de ouvido com fios ou nos alto falantes do aparelho.
    Os alto falantes são super potentes, além de terem som estéro. Se você gosta de ouvir músicas direto do alto falante do aparelho, você irá gostar do 5800 XM, pois o mesmo é alto e tem o som muito limpo (mesmo com o volume no máximo).

    Enfim, eu sugiro que antes de comprar o 5800 XM você possa manuseá-lo por alguns minutos, para conferir todas as suas necessidades.

    Qualquer outra dúvida que aparecer, estamos aí!

    Abraço!

     

Postar um comentário

Pesquisar

    Site Meter