Browser nativo Vs Opera Mini - Qual o melhor no 5800 XM?

Postado por Diego Duarte 14 junho 2009

Quando o assunto é internet móvel, o browser do 5800 XM consegue desempenhar muito bem suas funções, desde uma conexão rápida para ler uma notícia até um download de um programa ou jogo.
Porém, hoje em dia temos outras opções de browsers, sendo que o mais famoso deles é o Opera Mini. (Para fazer o download do Opera Mini, clique aqui)
Pensando nisso, resolvi fazer este pequeno review dos dois browsers para, ao final, fazer a pergunta:
Qual o melhor browser para o 5800 XM: browser nativo ou Opera Mini?

Browser Nativo

Opera Mini

Conexão
Browser Nativo: a primeira coisa que acontece quando queremos entrar em algum site é escolher a forma de conexão. Lá você poderá escolher entre todas as formas de conexão de internet existentes em seu celular (3G, GPRS, WiFi...).
Opera Mini: na primeira vez que você se conecta na internet, ele pede que você escolha uma forma de conexão e nunca mais você é perguntado sobre qual forma de conexão você quer usar (você só deve responder uma pergunta para permitir que o programa se conecte com a internet). Com isso, várias vezes tive dificuldade para me conectar em alguma outra forma de conexão.


Carregamento da página
Browser Nativo: ao carregar a página, por vezes você pode começar a navegar por ela antes que o carregamento seja concluído. Também, na parte superior da tela você poderá ver uma barra de carregamento que mostra quantos Kb (ou Mb) foram carregados e lhe dá uma ideia de quanto ainda falta para terminar de carregar a página. Dependendo do tamanho da página, este processo poderá demorar alguns segundos até a página se carregue por completo.
Opera Mini: ocorre um processo semelhante ao encontrado no browser nativo, porém, como o Opera Mini compacta todas as páginas que você quer se conectar, o tamanho dela fica muito reduzido, fazendo com que o seu carregamento seja muito rápido (e o tráfego de dados seja bastante reduzido).


Ler textos
Browser Nativo: Toda vez que entramos em alguma página no browser nativo, os textos são automaticamente ajustados para o tamanho da tela do celular. Porém, em algumas páginas este processo não funcionou perfeitamente.
Opera Mini: Neste quesito, o Opera Mini faz um bom trabalho. Todas as páginas são facilmente ajustadas para leitura, tanto na vertical quanto na horizontal.


Browser Nativo

Opera Mini


Download de arquivos
Browser Nativo: toda vez que vamos fazer um download de qualquer arquivo, você pode visualizar a porcentagem que já foi baixada do arquivo e quantos Kb ainda faltam. Também podemos fazer mais de um download ao mesmo tempo (mas creio que o máximo sejam três) e todos os arquivos são automaticamente salvos na pasta "Download", sendo que assim que o carregamento for efetuado, podemos escolher entre visualizar o arquivo ou ocultar o download para continuar navegando na página.
Opera Mini: neste quesito, apesar de se parecer bastante com o browser nativo, o Opera Mini tem algumas desvantagens. Por exemplo, não é possível carregar mais de um download ao mesmo tempo. Porém, neste você pode escolher em qual pasta o download deverá ser salvo.


Velocidade de carregamento da página
Browser Nativo: em algumas páginas, o browser demora mais que o necessário para abri-la, dando a impressão de que o carregamento está "engasgando". Isto melhorou muito com a atualização para o último firmware, mas ainda está longe da perfeição.
Opera Mini: a única etapa que pode levar mais tempo para carregamento é no início, quando o programa esta se ligando ao seu servidor nos EUA para que o mesmo reduza o tamanho da página para o seu carregamento. Após isto, o carregamento ocorre quase que instantaneamente, pois uma página com mais de 1 Mb de tamanho pode ser reduzida a pouco mais de 100 Kb.


Navegação
Browser Nativo: existem várias opções para melhorar a sua navegação pelas páginas no browser nativo. Dentre elas, podemos citar a visualização da página toda e a navegação por todas as páginas abertas no browser. Porém, senti falta de uma opção para "Abrir uma nova página", pois é impossível navegar por mais de uma página ao mesmo tempo sem que você clique em algum link que abra uma nova página. Também faz uma grande falta as barras laterais e horizontais para navegação na página, sendo que para você ir de uma ponta a outra da página, é necessário ir se arrastando por toda a página ou então escolher a opção de visualizar a página toda, para conseguir se arrastar mais rápido.
Opera Mini: neste quesito, o programa é escasso de opções. É impossível abrir mais de uma página ao mesmo tempo e a única forma de navegar pelas páginas que já foram abertas é usando a opção "Retroceder". Porém, uma vez que é usada esta opção, não tem como voltar atrás e ver a página que foi aberta mais recentemente (somente acessando o histórico). Mas um ponto forte é que no Opera Mini pode se encontrar as barras laterais e horizontais que fazem falta no browser nativo (vide imagens abaixo).

Browser Nativo

Opera Mini

Browser Nativo

Opera Mini

Além de todos estes quesitos, o browser nativo possui uma grande vantagem que é a visualização do "Flash". Páginas com esta característica (Youtube por exemplo) podem ser vistas pelo browser nativo. Já no Opera Mini, não existe esta função.

Podemos perceber que os browsers tem seus pontos fortes e fracos, suas vantagens e desvantagens. Mas, se colocarmos em uma balança e analisarmos qual dos dois é o melhor? Qual será o veredicto final?

Então, é com esta pergunta que eu abro a nova enquete do blog:
Qual o melhor browser para o 5800 XM: Browser Nativo ou Opera Mini?


Obs.: Todas as imagens utilizadas são meramente ilustrativas.

1 Responses to Browser nativo Vs Opera Mini - Qual o melhor no 5800 XM?

  1. Vegetando disse:
  2. Realmente é difícil escolher um. O resultado é que dependendo da forma de uso e da página, um deles é melhor.

    Plano de dados limitado e conexão lenta: opera mini para economizar no tráfego de dados e baixar pouco conteúdo de modo mais rápido.

    Limite de dados e velocidade não são não é muito importantes e a página é mais dinâmica, usa javascript e flash: navegador nativo.

    Costumo usar o Opera Mini para ler sites de Notícia como a Globo, Terra e UOL..

    Para ler o Google Reader com interface do iphone, jogar SpyMaster (vício temporário) e editar documentos do Google Docs, uso o browser nativo.

    O melhor é ter os dois. :)

     

Postar um comentário

Pesquisar

    Site Meter