Ao longo de todo o tempo de vida deste blog um dos posts que mais gerou polêmica com certeza foi o "21 motivos que fazem o Nokia 5800 XpressMusic ser melhor que o Apple iPhone". Como o próprio nome já diz, neste post eu elenquei 21 vantagens do 5800 XM frente ao iPhone. Lembro-me que muitas pessoas me acusaram de ser imparcial e tendencioso no meu post, porém, como o próprio nome do post já dizia, eu iria falar somente das vantagens do 5800 XM, por isso, eu só falei das vantagens do celular da Nokia (mas sem ser tendencioso).
Nesta ocasião também várias pessoas me falaram que esta lista era inválida, pois com a atualização do firmware e o lançamento do novo modelo do iPhone, várias destas desvantagens deixariam de existir.
Pois bem, o novo firmware e novo iPhone foram lançados e já pude testar um pouco do firmware 3.0. Por isso estou de volta com a lista atualizada dos motivos que fazem o Nokia 5800 XpressMusic ser melhor que o Apple iPhone.

Abaixo esta a lista que fiz na época, porém, como prometi que reformularia a lista após o lançamento do novo firmware 3.0, estou aqui cumprindo a minha promessa. Como mudanças ocorreram, a quantidade de itens caiu de 21 para 16.
Resolvi não acrescentar nenhum item que não estivesse no primeiro post, para podermos ter uma ideia de quanto melhorou o celular da Apple.


1) Tamanho:

O 5800 XpressMusic possuí um tamanho inferior ao do iPhone. Além de ser mais confortável no bolso, o 5800 XM também tem um melhor encaixe nas mãos, tornando mais fácil seu manuseio com apenas uma mão.

Dimensões
Nokia 5800 XpressMusic: 111 X 51.7 X 15.5 mm
Apple iPhone 3GS: 115.5 X 62.1 X 12.3 mm


2) Peso:

Além de ser menor no tamanho, o Nokia 5800 XpressMusic é mais leve que o iPhone.

Nokia 5800 XpressMusic: 109g
Apple iPhone 3GS: 135g


3) Resolução da tela:

É verdade que a tela do iPhone é maior do que a tela do 5800 XM (3.5" do iPhone, contra 3.2" do 5800 XM). Mas ao avaliarmos a resolução das duas telas, veremos uma enorme vantagem para o celular da Nokia.

Nokia 5800 XpressMusic: 640 x 360
Apple iPhone 3GS: 480 x 320


4) Armazenamento:

O iPhone 3GS está disponível em duas versões (16 GB e 32GB), enquanto o Nokia 5800 XM possui 81 MB de armazenamento interno, porém, com saída para cartão de memória microSD. Como ainda o armazenamento pelo cartão não ultrapassou os 16GB, a única vantagem neste quesito em relação ao iPhone é o fato da memória ser removível.


5) Métodos de reconhecimento de toque:

O iPhone só reconhece o toque em sua tela através do toque com os dedos (devido ao reconhecimento do seu touchscreen ser feito somente através do calor). Como no 5800 XM o reconhecimento é feito através da pressão exercida na tela, existe uma variedade maior de métodos de reconhecimento de toque.

Nokia 5800 XpressMusic: Dedos, caneta stylus e palheta.
Apple iPhone 3GS: Dedos.


6) Características e Recursos:

Realmente o tão famoso "copiar e colar" já está presente no novo firmware 3.0 do iPhone, e também, agora é possível utilizar o bluetooth para outros fins. Porém, ainda não sei até onde o bluetooth do iPhone está "livre" para poder utilizá-lo com outros dispositivos e gadgets.


7) Cores:

Nokia 5800 XpressMusic: Vermelho, azul e preto.
Apple iPhone 3GS: Preto e branco.


8) Bateria:

Com o 5800 XpressMusic é possível ouvir até 35 horas de música contra 30 horas de música do iPhone 3GS.
Já no aspecto geral, o telefone da Nokia promete um rendimento 30% maior do que o telefone da Apple. Isso tudo sem contar que o 5800 XM possuí uma bateria removível, já o iPhone, não tem.


9) Câmera:

Nokia 5800 XpressMusic: 3.2 MP, flash, zoom digital de 3x, autofoco, lentes Carl Zeiss, filmagem na resolução de 640 x 480 com 30fps e uma câmera frontal para vídeo conferência.
Apple iPhone 3GS: 3MP, sem flash, com zoom, autofoco e sem câmera adicional para vídeo conferência.


10) Vídeo Conferência:

Nokia 5800 XpressMusic: Sim.
Apple iPhone 3GS: Não.


11) Serviço de música:

Nokia 5800 XpressMusic: O serviço "Comes With Music" já está incluído no 5800 XpressMusic. Esta é uma novidade da Nokia onde os usuários podem baixar quantas músicas quiserem da loja "Nokia Music" gratuitamente durante um ano.
Apple iPhone 3GS: O serviço de música é através da iTunes Store, onde o usuário tem que pagar por cada música transferida para o seu aparelho.


12) Web Browser:

Nokia 5800 XpressMusic: Suporte para Flash Lite.
Apple iPhone 3GS: Sem suporte para Flash.


13) Rádio FM:

Nokia 5800 XpressMusic: Sim.
Apple iPhone 3GS: Não.


14) Multi-tarefa:

Com o Nokia 5800 XpressMusic é possível utilizar uma função bastante útil e indispensável a qualquer smartphone: o multi-tarefa! Com esta opção é possível abrir e utilizar mais de um aplicativo ou função do celular ao mesmo tempo.
Já no iPhone, isto não é possível.


15) Preço:

Nokia 5800 XpressMusic: Na loja virtual da Nokia, este aparelho pode ser encontrado com um preço de R$1.699,00 (pré-pago).
Apple iPhone 3GS: O preço praticado lá fora é: 16GB por U$200,00; 32GB por U$300,00. No Brasil, com certeza o modelo mais barato irá ultrapassar os R$1.800,00.


16) Experiência da marca:

A Nokia conta com vários anos de experiência no ramo de celulares. Com uma fatia do mercado que gira em torno de 40%, a Nokia hoje é disparada a número 1 em telefonia celular mundial, onde sua marca virou sinônimo de credibilidade.
A Apple possuí uma lista respeitável de produtos e anos de tradição na sua marca. Porém, no mercado de celulares, este é o primeiro (e único) celular da marca da maçã, que apesar de ter vendido milhões de unidades do iPhone, conta com uma fatia bem menor no mercado mundial de celulares.


Como vocês podem ver, 5 itens foram retirados da lista (Gravação de vídeos; Comandos de voz; Gravação de voz; Bluetooth e Mensagens), o que gerou uma melhora de quase 25% do novo iPhone 3GS nesta nova lista.
Com certeza existem vários pontos que não foram citados aqui em que o celular da Apple ganha de lavada do celular da Nokia (como por exemplo, o processador e a memória ram).
Mas esta lista comprova que, com somente 25% de melhora, a marca da maçã se manteve conservadora no seu novo iPhone, fazendo com que várias desvantagens dele fossem mantidas.

Eu esperava que com o novo iPhone, esta minha lista de vantagens fosse reduzida praticamente a zero e que o iPhone 3GS seria realmente um matador. Mas, infelizmente (ou felizmente), não foi isso que aconteceu.

Menos mal né? Assim, continuo feliz da vida com o meu 5800 XpressMusic!

E você? Acha que está faltando algum item na lista ou que a mesma está injusta? Diga nos comentários!


18 comentários

  1. RSTNET disse:
  2. Muito bom!! Gostei da lista! Não tinha visto a lista anterior...

     
  3. Vinna disse:
  4. Concordo com algumas coisas na lista, principalmente em relação ao hardware dos aparelhos. porem infelizmente em uma coisa o symbian não bateu a apple: a facilidade de uso do sistema operacional e a qualidade dos aplicativos e jogos feitos para o iphone, que mesmo sendo pagos dão um show sobre os do symbian.

    sempre cobicei o 5800 e agora coloquei no pareo o 5530 (infelizmente sem gps - 3g e video chamada sao dispensaveis onde moro)

    fico aguardando a chegada dele e a redução do preço dos iphones antigos

     
  5. Diego Duarte disse:
  6. Valeu Ricardo! Que bom que você gostou!

    Abraço!

     
  7. Diego Duarte disse:
  8. Pois é Vinna, realmente os jogos e a facilidade de manusear o iPhone são muito superiores ao de qualquer celular da Nokia.
    Porém, no conjunto da obra, a Nokia ainda está muito a frente da Apple (nas minhas necessidades).

    Pra você, o 5530 parece ser uma boa escolha! Ele parece ser um ótimo celular. E o processador dele é melhor do que o do 5800, mas, vamos ver se isso irá fazer alguma diferença no dia-a-dia.
    E o iPhone 3G vai começar a ser vendido a U$99,00. Então, com certeza já vai começar a baixar por aqui.

    Abraço!

     
  9. Eduardo PA disse:
  10. Ola, concordo com a lista, por estes motivos e alguns outros eu não uso o iPhone, apesar da minha operadora oferecer gratuitamente, fico ainda com o N95 8GB. Talvez na próxima encarnação o iPhone melhore...
    Abraços.

     
  11. Alessandro disse:
  12. Diego Duarte, tomei a liberdade de fazer uma chamada para sua lista em meu blog. Espero que não se incomode.

    www.npossibilidades.wordpress.com

     
  13. Diego Duarte disse:
  14. Olá Eduardo!
    Pois é. Muita gente gosta do iPhone. Mas acho que quem realmente usa o celular para várias coisas (e não só ligar), acaba optando por outras marcas.

    Abraço!

     
  15. Diego Duarte disse:
  16. Olá Alessandro!
    Pelo contrário, eu acho que a ideia é essa mesmo, divulgar para mais gente, para que os outros deem sua opinião.
    Valeu por ter feito a chamada lá no seu blog (que por sinal, é excelente)!

    Um grande abraço e até a próxima!

     
  17. Leonardo disse:
  18. A lista está muito boa. Mas eu colocaria mais uma: comparação entre os SO. Discordo em parte do que Vinna disse. O Symbian pode ser menos fácil de usar mas tem muito mais recurso e uma infinidade de programas que transforma um celular Nokia em um canivere Suiço.

     
  19. Leonardo disse:
  20. Ainda sobre os SO's. Pra quem diz que o do iPhone é superior: O Omnia HD vem com Symbian S60 rel.5 também. O interessante é que no celular da Samsung o Symbian parece estar bem mais esperto que nos Nokias.

     
  21. Felippe disse:
  22. Peraí gente, desde quando APERTAR a tela é melhor do que apenas tocá-la ? Com relação ao touchscreen não tem ninguem que seja melhor que o iphone !

     
  23. Eduardo PA disse:
  24. Ola Felippe, nunca apertei a tela do 5800 e gostei mais da tela resistiva do que a capacitiva, achei menos sensível e prefiro a tela touch do 5800 do que a do iPhone.

     
  25. ianonimo disse:
  26. Tenho os 2 aparelhos e como Aparelho celular o Nokia bate o IPHONE e muito. Agora.....como brinquedinho....o IPHONE ganha de disparada do NOKIA. Ai vai de cada um na hora de escolher o aparelho.

    Sou fã da Maçã, tenho um macbook e nao o troco por nada....mas a realidade aqui e o aparelho celular e nisso a apple esta entrando no mercado. Mas digo que começou bem para seus primeiros aparelhos e se não fosse ela, não teriamos aparelhos touch ainda.

    IPHONE
    - lista de reprodução de MP3 (excelente)
    - visualização de fotos (excelente)
    - Acelerometro (excelente)
    - OS (excelente)

    Nokia 5800
    - Volume (excelente)
    - sinal (excelente)
    - video conferencia (excelente)
    - bateria (excelente)
    - multifuncionalidade (excelente)

     
  27. Unknown disse:
  28. A (ianonimo) disse quase tudo... e esse tipo de comparacao nao é valida.... assim eu lhe digo 34 motivos do iPhone 3GS se melhor que o ``tal`` Nokia...

     
  29. Aumondi disse:
  30. concordo com a lista, tenho um 5800, mas acho que a nokia peca ainda na velocidade do processador. Com muito aplicativos o 5800 fica muito lento.

     
  31. Gregory disse:
  32. nossa como ja falaram, o touch do iphone nenhum celular ganha
    nessa lista tem coisas muito insignificantes para falar que o 5800 é melhor qu eo iPhone 3GS, o iPhone 3GS é mto + rapido. seu me oferescem um 5800 e um iPhone 3GS pelo mesmo preço sem duvida eu pegaria o iPhone nem pensaria 2 vezes

     
  33. Bruno disse:
  34. Tenho um 5800 e tenho sérios problemas de travamento, se estiver usando a internet e o aparelho receber uma chamada, tenho 70% de chances de ter o celular travado, aí, só tirando a bateria na marra, isso é péssimo, acontece com alguém ou só comigo? O processador tb é fraquinho, de resto tudo perfeito.

     
  35. Gabriel disse:
  36. no iPhone, a grande sacada é o multitouch, mais uma plataforma confortável para apps pesados (leia-se jogos) e appstore.

    O suporte que o iPhone dá para os outros aspectos de um smartphone é precário, quando não é inexistente, ainda está engatinhando no que se refere à camera (depois de 2 anos foi que começaram a gravar video, o que a nokia faz desde 2003, e ainda vão após 3 anos, nos 3.2 megapixels, sem flash e com lentes chinesas de plástico),

    o music playing está atrelado ao jeito pequeno e atrasado de pensar do iTunes, em que você é obrigado a ter um player no celular e (pasme) ter esse mesmo player no seu Desktop.

    Quanto à internet, enquanto geralmente se instala nos Symbian e Androids o Opera Mobile (melhor desempenho de todos os browsers móveis) e o SkyFire, que juntos oferecem acesso de qualidade a todo e qualquer conteúdo na internet, a Apple, por sua vez, lhe obriga a usar um único browser, que não acessa Flash e até uma firmware atrás só abria uma aba, com o suporte a Feed RSS ridículo e o sistema de YouTube Viewing imprestável.

    E, pra terminar, quanto aos aspectos do OS em si, o que dizer? Multitarefa é uma avançada tecnologia desconhecida para Steve Jobs, mas que existe no Symbian e no Windows Mobile desde seus adventos. Apps rodando em back ground? Personalização? O que dizer de coisas básicas de hardware como rádio FM (1100 ganhando do iPhone, hein?) e coisas básicas de software como a troca de arquivos de audio e video via bluetooth?

    Os consumidores americanos, especialmente após a criação da Ovi Store e da libreação do código fonte do Symbian, estarão muito mais informados a cerca dos demais produtos que estão cada vez mais fortes, esse cenário deixa a Nokia muito mais perigosamente próxima do "nincho" da Apple que, para sobreviver no mundo dos smartphones, terá de mudar profundamente sua perspectiva do mundo mobile.

     

Postar um comentário

Pesquisar

    Site Meter