Com a aproximação do lançamento oficial do Nokia 5800 XpressMusic no Brasil e o anúncio deste celular na loja virtual da Nokia (clique aqui para ver), muitos usuários podem ficar em dúvida na hora de escolher entre o 5800 XM e o iPhone.

Para tentar solucionar esta dúvida, e dando continuidade ao assunto de ontem, irei publicar uma lista com 21 motivos que fazem o 5800 XpressMusic ser uma escolha melhor do que o iPhone.


1) Tamanho:

O 5800 XpressMusic possuí um tamanho inferior ao do iPhone. Além de ser mais confortável no bolso, o 5800 XM também tem um melhor encaixe nas mãos, tornando mais fácil seu manuseio com apenas uma mão.

Dimensões
Nokia 5800 XpressMusic: 111 X 51.7 X 15.5 mm
Apple iPhone: 115.5 X 62.1 X 12.3 mm


2) Peso:

Além de ser menor no tamanho, o Nokia 5800 XpressMusic é mais leve que o iPhone.

Nokia 5800 XpressMusic: 109g
Apple iPhone: 133g


3) Resolução da tela:

É verdade que a tela do iPhone é maior do que a tela do 5800 XM (3.5" do iPhone, contra 3.2" do 5800 XM). Mas ao avaliarmos a resolução das duas telas, veremos uma enorme vantagem para o celular da Nokia.

Nokia 5800 XpressMusic: 640 x 360
Apple iPhone: 480 x 320


4) Armazenamento:

Enquanto o iPhone vem com duas opções de espaço de armazenamento (8GB e 16GB), o 5800 XpressMusic vem com um cartão microSD de 8GB, onde é possível expandi-lo atualmente para 16GB.


5) Métodos de reconhecimento de toque:

O iPhone só reconhece o toque em sua tela através do toque com os dedos (devido ao reconhecimento do seu touchscreen ser feito somente através do calor). Como no 5800 XM o reconhecimento é feito através da pressão exercida na tela, existe uma variedade maior de métodos de reconhecimento de toque.

Nokia 5800 XpressMusic: Dedos, caneta stylus e palheta.
Apple iPhone: Dedos


6) Características e Recursos:

No iPhone existe uma deficiência nos recursos, como por exemplo, copiar e colar, abrir anexos de e-mails e nenhum suporte para gadgets como fones de ouvido bluetooth ou teclados portáteis.
Já o 5800 XM possuí todas as características citadas acima.


7) Cores:

Nokia 5800 XpressMusic: Vermelho, azul e preto.
Apple iPhone: Preto para 8GB e 16GB e branco somente para 16GB.


8) Bateria:

Com o 5800 XpressMusic é possível ouvir até 35 horas de música contra apenas 24 horas de música do iPhone.
Já no aspecto geral, o telefone da Nokia promete um rendimento 30% maior do que o telefone da Apple. Isso tudo sem contar que o 5800 XM possuí uma bateria removível, já o iPhone, não tem.


9) Câmera:

Nokia 5800 XpressMusic: 3.2 MP, flash, zoom digital de 3x, lentes Carl Zeiss, filmagem na resolução de 640 x 480 com 30fps e uma câmera frontal para vídeo conferência.
Apple iPhone: 2MP, sem flash, sem zoom e sem câmera adicional.


10) Vídeo Conferência:

Nokia 5800 XpressMusic: Sim.
Apple iPhone: Não.


11) Gravação de vídeos:

Nokia 5800 XpressMusic: Sim.
Apple iPhone: Não


12) Serviço de música:

Nokia 5800 XpressMusic: O serviço "Comes With Music" já está incluído no 5800 XpressMusic. Esta é uma novidade da Nokia onde os usuários podem baixar quantas músicas quiserem da loja "Nokia Music" gratuitamente durante um ano.
Apple iPhone: O serviço de música é através da iTunes Store, onde o usuário tem que pagar por cada música transferida para o seu aparelho.


13) Comandos de voz:

Nokia 5800 XpressMusic: Sim.
Apple iPhone: Não.


14) Gravação de voz:

Nokia 5800 XpressMusic: Sim.
Apple iPhone: Não.


15) Web Browser:

Nokia 5800 XpressMusic: Suporte para Flash Lite.
Apple iPhone: Sem suporte para Flash.


16) Rádio FM:

Nokia 5800 XpressMusic: Sim.
Apple iPhone: Não.


17) Bluetooth:

Nokia 5800 XpressMusic: Disponível para utilização de fones de ouvido e compartilhamento de arquivos. O 5800 XM ainda conta com a tecnologia bluetooth A2DP, que proporciona ao usuário uma maior qualidade no aúdio.
Apple iPhone: Disponível apenas para a utilização de fones de ouvido da Apple.


18) Mensagens:

Nokia 5800 XpressMusic: Suporte para e deletar várias mensagens ao mesmo tempo, além do envio de SMS para vários destinatários ao mesmo tempo. Já com o MMS, o 5800 XM possui a versão 1.3, onde é possível enviar imagens com o tamanho de até 600kb, sem contar que o aparelho faz o redimensionamento automático de tamanho da imagem para o envio de MMS.
Apple iPhone: Não dispõe de nenhuma das funções listadas acimas.


19) Multi-tarefa:

Com o Nokia 5800 XpressMusic é possível utilizar uma função bastante útil e indispensável a qualquer smartphone: o multi-tarefa! Com esta opção é possível abrir e utilizar mais de um aplicativo ou função do celular ao mesmo tempo.
Já no iPhone, isto não é possível.


20) Preço:

Nokia 5800 XpressMusic: Na loja virtual da Nokia, este aparelho pode ser encontrado com um preço de R$1.799,00 (pré-pago).
Apple iPhone: O preço do aparelho 8GB pré-pago varia de R$1.899,00 (Vivo) a R$2.319,00 (Claro) (informações tiradas das lojas virtuais das respectivas operadoras no dia 15/04/2009).


21) Experiência da marca:

A Nokia conta com vários anos de experiência no ramo de celulares. Com uma fatia do mercado que gira em torno de 40%, a Nokia hoje é disparada a número 1 em telefonia celular mundial, onde sua marca virou sinônimo de credibilidade.
A Apple possuí uma lista respeitável de produtos e anos de tradição na sua marca. Porém, no mercado de celulares, este é o primeiro (e único) celular da marca da maçã, que apesar de ter vendido milhões de unidades do iPhone, conta com uma fatia bem menor no mercado mundial de celulares.


Como eu já disse anteriormente, a questão não é qual celular é melhor, e sim, o que cada um pode oferecer de melhor.
Quem deve julgar qual o melhor produto é o cliente, de acordo com a sua necessidade.


[Fonte] com contribuições do Miguel lá de Portugal.

38 comentários

  1. omeunokia disse:
  2. Olá Diego,

    tive conhecimento do seu blog através do seu comentário no blog do Rodrigo Toledo acerca do lançamento do Nokia 5800 XpressMusic no Brasil. Gostei do que li e vou adiciona-lo ao meu leitor de feeds ;)

    Aproveito só para referir um dos principais motivos porque prefiro o Nokia 5800 XpressMusic ao iPhone, é a multi-tarefa, que na minha opinião é uma das grandes falhas do iPhone.

    Um abraço de Portugal,
    Miguel
    http://omeunokia.blogspot.com

     
  3. Diego Duarte disse:
  4. Olá Miguel!

    Muito obrigado pela visita e por ter adicionado o meu blog ao seu leitor de feeds!
    Seja bem-vindo!!!

    Tá aí Miguel, o 21º motivo para o 5800 XM ser melhor que o iPhone! hehehehe
    Me esqueci completamente de mencionar esta característica do multi-tarefa a minha lista.
    Vou adicionar agora.
    Com certeza, faz toda a diferença!

    Um grande abraço aqui do Brasil!

    Diego Duarte

     
  5. Jéssica Reis disse:
  6. Senti falta da comparação entre o serviço de GPS...Não sei se tem diferença, mas....
    Parabéns pelo Blog....já está nos meus feeds!!!
    Jéssica

     
  7. Diego Duarte disse:
  8. Boa tarde Jéssica!

    Pelo pouco que eu pude conhecer do GPS do iPhone 3G, a maior diferença está por conta do navegador que se está utilizando.
    Por exemplo: Google Maps pelo iPhone, contra, Nokia Maps pelo 5800 XM.

    Aí a diferença ficará por conta das funções dos dois navegadores.

    Muito obrigado pelos parabéns e por add meu blog aos seus feeds!
    Seja bem-vinda!!!

    Até próxima!

     
  9. Caro Diego, acho que o título mais justo para o post seria "4 motivos que fazem o nokia 5800 melhor que o Iphone", e não 21.... Já que muitas das deficiências do Iphone serão sanadas com o novo firmware 3.0... gratuito para todos os modelos. E outras alegadas (gravação de voz, etc..) podem ser resolvidas com aplicativos gratuitos da Apple Store. Algumas são subjetivas (Experiência da marca?!), como por exemplo o tipo de reconhecimento de toque, no meu caso prefiro o multi-toque da Apple. Sem falar na questão do download gratuito de musicas que será temporário no 5800. Sobrariam então a melhor camera, com gravação de videos, rádio fm (alguém ainda escuta??) e o multi-tarefa.

    Parabens pelo blog.

    Felipe Dumoncel

     
  10. Anônimo disse:
  11. Sinceramente, acho que vc precisava testar o iphone para poder comparar, algumas coisas como a tela que disse ser vantagem no nokia na verdade não é, uso a tal da canetinha desde o meu aposentado palm zire e com certeza a tela condutiva é mil vezes melhor e mais precisa que a resistiva... o engraçado é que vc só mostrou as desvantagens do iphone, e esqueceu de falar das vantagens, como navegador safari, jogos estupidamentes melhores, design e qualidade construtiva melhor... já vi que a imparcialidade não é uma das suas qualidades... além de que varios defeitos que vc apresentou existem aplicativos gratuitos para suprir a necessidade, além de que a atualização do iphone já esta por sair...

     
  12. Diego Duarte disse:
  13. Olá Felipe Dumoncel!

    Seja bem-vindo!

    Muito obrigado pela visita e pelo elogio!

    Então, vamos por partes. Apesar do que você disse, eu ainda acho justo deixar o título "21 motivos que.....". Vou lhe explicar o porque:

    Como eu estou comparando com o iPhone que está disponível atualmente no mercado, não posso colocar alterações que só virão no firmware 3.0..... Pois como ele não foi lançado ainda, não tem como dizer com exatidão o quanto essas alterações serão realmente eficientes ou melhores do que as funções disponíveis no 5800 XM. Depois que o firmware 3.0... for lançado, acho que pode ser importante atualizar esta lista. Aí sim, o número de motivos pode cair (ou subir).

    Quanto aos aplicativos da App Store que fazem gravação de voz e vídeo, por exemplo, também não acho justo levar isso em consideração na hora de fazer um comparativo.
    Primeiro, nem todos os usuários do iPhone tem acesso a esses aplicativos.
    Segundo, se eu for levar em consideração as funções acrescentadas ao celular devido a aplicativos de terceiros (aplicativos que não vem instalados de fábrica), aí sim a minha lista de motivos aumentaria de 21 para 121 (por exemplo). Isso porque, como sabemos, a Symbian possuí um maior tempo no mercado, e devido a sua popularidade (o fato de várias marcas usarem o Symbian) podemos encontrar mais aplicativos para o Symbian que acrescentem várias funções ao 5800 XM.
    Por esses motivos, não levei em consideração os aplicativos que podemos encontrar nos dois aparelhos.

    Quanto a experiência da marca, vou tentar lhe explicar porque coloquei esta característica com uma pergunta:
    Quantas lojas autorizadas da Apple você tem perto de sua casa, para quando necessário, você levar o seu iPhone para manutenção?
    Creio que o número de autorizadas da Nokia espalhadas pelo Brasil é maior e isso se faz devido aos vários anos da marca aqui em nosso país.

    Já o reconhecimento de toque, com certeza o multi-toque é a grande vantagem do iPhone.
    Mas o que eu quis abordar neste item é o fato de que no 5800 XM existe várias formas de você "tocar na tela" (dedo, stylus, palheta...). Já no iPhone, só o dedo funciona.
    Apesar disso, o touch do iPhone é mais sensível. E isto, para alguns pode ser uma vantagem e para outros uma desvantagem. Para mim, isto é uma vantagem.

    E por fim, sobre o download gratuito de músicas.
    No 5800 XM o prazo será de 1 ano. Aí, é só fazermos uma pequena conta de quantas músicas uma pessoa vai baixar durante 1 ano com o 5800 XM e quanto essa pessoa irá pagar. Depois, quantas músicas essa mesma pessoa irá baixar no iPhone durante 1 ano e quanto ela irá pagar.
    Com certeza, quem tiver um 5800 XM vai baixar mais músicas e pagar menos por isso.
    Quando acabar o contrato, o número de músicas baixadas e dinheiro gasto será igual (ou muito próximo) nos dois celulares.


    Acho que me excedi um pouco no texto, mas creio que seja válido mencionar todos os pontos de vista.

    Muito obrigado pela excelente contribuição e pelas importantes observações!

    Espero lhe ver aqui mais vezes!

    Um grande abraço!

    Diego Duarte

     
  14. Diego Duarte disse:
  15. Olá Anônimo!

    Eu não fiz este comparativo sem saber como é o iPhone ou sem testá-lo. Isto porque, eu possuo um iPhone em minha casa. Por isso eu falo com tanta segurança em todos os itens.

    E a vantagem que quis explorar sobre a tela é no quesito das várias formas de reconhecimento do toque que 5800 XM com relação ao iPhone. Provavelmente você tem um iPhone, então basta você colocar sua camisa sobre seus dedos e ver se o iPhone irá reconhecer o seu toque. É deste quesito que estou falando.
    Apesar disso, como eu disse para o Felipe, eu ainda acho o multi-touch e a sensibilidade do iPhone excelentes e são enormes vantagens que o 5800 XM não tem. (no meu ponto de vista).

    E quanto ao fato de eu só mostrar as desvatagens do iPhone, eu não concordo com você.
    O que eu fiz foi mostrar as vantagens que o 5800 XM tem em comparação ao iPhone. As duas coisas são diferentes.

    Eu não falei das vantagens do iPhone neste post, pois não era essa a intenção do post.
    Por isso o nome do post é "21 motivos que fazem o 5800 XM ser melhor que o iPhone".
    Pois, se eu quisesse falar das vantagens e desvantagens dos dois aparelhos, eu teria feito um review.
    E, como você pode ver neste link do meu próprio blog ( http://vidatouch.blogspot.com/2009/04/nokia-5800-xpressmusic-e-iphone.html ) já houve um momento aqui em meu blog que eu ressaltei as qualidades do iPhone frente ao 5800 XM (que por sinal, são muitas qualidades).

    Quanto aos aplicativos, eu expliquei o mesmo motivo para o Felipe Dumoncel, dizendo que eu não acho justo falar de aplicativos de terceiros para exaltar qualquer um dos celulares.

    E por último, não quis ser imparcial em momento algum. Deixei bem claro que eu iria falar no post sobre as vantagens que o 5800 XM tem frente ao iPhone. E foi isso que fiz.

    Espero que a minha resposta tenha esclarecido a sua indignação e seu questionamento.

    Muito obrigado pela sua visita e comentário!

    Um grande abraço e até a próxima!

    Diego Duarte

     
  16. Caro Diego, em primeiro lugar de nada pelo elogio pois o mesmo é verdadeiro. Como gosto de uma boa argumentação vamos aos fatos.
    Acompanho diversos blogs com temas referentes a celulares e já vi inumeros post "malhando" o Iphone. Não é uma questão de defender menhuma bandeira mas acho que a grande maioria deles ignora o fato de que os aparelhos são usados em sua imensa maioria por pessoas que não utilizam, nem precisam utilizar, mais do que 20% de suas capacidades...
    E é ai que esta a grande vantagem, para mim insuperavel até agora, do Iphone sobre seus concorrentes. A facilidade de uso. A facilidade de customização conforme as necessidades do usuário comum (sim é a este que ele se destina), ou existe algo similar a Apple Store? Basta o Itunes e uma conta cadastrada......
    E os concorrentes? Nokia por exemplo? O usuário terá de buscar em blogs, sites, etc... informações sobre aplicativos, onde encontra-los, se são confiáveis. Pergunto, o usuário comum faz isso? Falo também porque possuo, além do Iphone, um N95 que apesar da camera muito superior perde em muito para o Iphone.
    Acho que os usuários procuram facilidade. Facilidade para usar (touch), facilidade para customizar sem riscos e com avaliação dos programas (Apple Store), facilidade para atualizar o celular (Itunes) e nestes quesitos o Iphone é insuperavel.

    Bom, agora fui eu que me alonguei.

    Abraço,

    Felipe.

     
  17. Anônimo disse:
  18. Diego, seu texto está tendencioso, porém, o próprio título já expõe isto. Achei a maioria deles, motivos válidos, porém, neste ultimo comentário você se excedeu. Os aplicativos da app store, gratuitos, estão disponíveis a todos. Basta ter um iPhone que você já tem o acesso gratuito à App Store.

    A tela do iPhone é um ponto fortíssimo do mesmo. A caneta, embora existam ótimos apps para o 5800 a tirar vantagem dela, já está em desuso e a tendência é cair em desuso.

    Enfim, o texto está muito bom, e é tendencioso porque você escolheu um lado a defender. Só não precisa se exceder nos comentários, afinal, como você mesmo disse, a necessidade é quem deve direcionar a compra.

    Um abraço.

     
  19. Carlos Magno disse:
  20. Opa!
    Acabo de comentar no meu blog e linkar uma referência para este post. Parabéns! Um dia as pessoas pensarão duas vezes antes de procurar apenas pelo cool e começar a se preocupar com vantagens reais nos aparelhos.

    Abraços,

    Carlos Magno
    http://maniaportecnologia.blogspot.com/

     
  21. Olá Diego, gostei do post e já estava para enviar uma mensagem parecida com a do nosso amigo anônimo, pois você só falou da vantagens do 5800 em relação ao iPhone mas depois "caiu a ficha" que esse era realmente o propósito do post.
    Nunca fui partidário da Maçã, sempre possui PC's e o único contato que tive com o MAC OS foi através do iPhone, comprei o meu por pura curiosidade e estou com ele até hoje pois para mim os aplicativos dele me fazem esquecer(em parte) suas deficiências.
    Sou sim partidário do Symbian e já possuí N95, N96 e depois de vender meu querido N82 gostaria de me enveredar pelo S60v5 e como não estou a fim de esperar pelo N97(vou de Idou) estou interessado num 5800.
    Gostaria de saber se você possui um ou se já o teve em mãos, se já o testou.
    Recentemente possui um LG Renoir mas já o vendí além de ser apenas Feature Phone a câmera dele foi broxante, e também não gostei de sua tela toutch, você sabe dizer se a tela do 5800 tem a sensibilidade igual a do Renoir?
    O que você achou da câmera dele? é muito fraca ou dá pra quebrar um galho? E o sistema é lento ou o processador dá conta do recado?
    E só pra contar seu blog também já foi pro meu Google Reader.
    Longa vida ao seu blog e tudo de bom abraços.

     
  22. Diego Duarte disse:
  23. Olá Felipe!

    E é por todos esses motivos que você falou que muitas pessoas falam que o iPhone é um celular para usuários "comuns". Eu não concordo com esta frase, tanto um usuário comum quanto um "hard user" podem se satisfazer com o iPhone, devido as suas várias funcionalidades e qualidades.
    E é por isso que o iPhone faz tanto sucesso.

    Para você, o iPhone é melhor, pois ele permite uma melhor customização, devido as facilidades que a App Store proporciona.
    Para mim, o 5800 XM é melhor, devido aos fatores que listei acima e a alguns outros fatores.
    Então, como eu disse no post, é cada usuário que deve dizer qual o melhor celular para si próprio.

    A minha intenção neste post não foi "malhar" nenhum telefone, e sim, enxergar os outros celulares a partir do 5800 XM.

    Mais uma vez, obrigado pela visita e considerações!
    E eu tomei todos os seus elogios como verdadeiros mesmo! Obrigado mais uma vez!

    Espero vê-lo mais vezes aqui dando suas importantes contribuições!

    Abraços

    Diego Duarte

     
  24. Eduardo PA disse:
  25. Ola, gostei do comparativo, acho que mostra como o iPhone ficou velho, mesmo com um novo FW o hardware vai ser antigo.
    Abraços

     
  26. Diego Duarte disse:
  27. Olá Mauro Martins!

    Eu não disse que os aplicativos da App Store não estão disponíveis a todos. Pelo contrário, a App Store é a maior e mais organizada loja de aplicativos para celular. O que eu disse é que nem todos não tem acesso aos aplicativos, ou por não ter um computador ligado a internet, ou então por desconhecer o iTunes.

    Com certeza a tela do iPhone é um ponto forte do aparelho, mas eu não acho que a caneta stylus está caindo em desuso. Pelo contrário, com as funcionalidades que estão surgindo a cada dia, a caneta vai ser tornar uma ótima ferramenta. O reconhecimento de escrita é um exemplo. (Embora esta função não seja nova)

    Muito obrigado pela visita, críticas e pelos elogios!

    Abração!!!

     
  28. Diego Duarte disse:
  29. Boa noite Carlos Magno!

    Obrigado pela referência que você fez ao meu blog e obrigado pelos elogios também!
    Visitei o seu blog e ele é muito bom também! Parabéns!
    Acaba de ganhar mais um leitor para o seu blog! =)

    Abraços!

     
  30. Diego Duarte disse:
  31. Boa noite Antonin Artaud!

    Realmente os aplicativos são um ponto forte do iPhone!
    Agora, falando do 5800 XM, ele realmente é muito bom e eu já tenho o meu! Quanto ao LG Renoir, eu nunca tive um em minhas mãos, por isso não posso comparar a sensibilidade dos dois aparelhos.
    Mas posso comparar a sensibilidade do 5800 XM com a do iPhone. Com certeza, o iPhone é mais sensível que o 5800 XM. Com o iPhone, basta você triscar na tela que ela já reconhece o seu toque. Já no 5800 XM, você tem que exercer uma leve pressão para que a tela reconheça o seu toque. Não é nada demais e também não atrapalha.
    Por isso que se você utilizar uma stylus ou então utilizar suas unhas, a tela do aparelho fica mais sensível, devido a redução da área de contato, precisando assim de uma pressão menor.

    Quanto a câmera, ela infelizmente não é o foco do aparelho. Então, em um lugar iluminado você terá um resultado idêntico (ou até melhor) do que a câmera do N95. Já em lugares escuros, a câmera do 5800 XM (mesmo com seu dual-led) perde para a câmera do N82, N96, N95 e N73. Mas mesmo assim, o resultado é satisfatório. Espero que este problema se resolva no próximo firmware.
    Mas por outro lado, no modo macro, o resultado é excelente e até melhor do que a câmera do N95.
    Então, resumindo, a câmera dá pra quebrar um bom galho.

    O sistema não é lento e o processamento dos dados fluí normalmente.
    O boot dele é até mais rápido do que o N95.
    Até hoje nunca me deixou na mão e está fazendo um excelente trabalho.


    Muito obrigado por add meu blog no seu Google Reader! Espero vê-lo mais vezes por aqui!
    Obrigado pelos votos de longevidade!
    Tudo de bom para você também!

    Abraço!

    Diego Duarte

     
  32. Diego Duarte disse:
  33. Boa noite Eduardo PA!

    Realmente, não importa quantos FW ou aplicativos sejam lançados, o hardware continuará sendo o mesmo.

    Obrigado pela visita e até a próxima!

    Abraços!!

    Diego Duarte

     
  34. Olá de novo diego, desculpe se incomodo mas é que tem uma pergunta que esqueci de fazer e que pra mim é algo que faz diferença; a caneta stylus.
    Quando estava com a bombinha do Renoir uma coisa que me incomodava muito era o fato da caneta dele ter que ficar numa "bolsinha" de couro pendurada, o 5800 tem um compartimento pra stylus certo? Mas ele é bem firme? Tipo, tem aquele "click" quando se encaixa a caneta, não tem perigo de por distração perder ela por aí?
    Novamente desculpe por tantas perguntas mas é que estou vendo se compro o 5800 e pretendo tirar todas as dúvidas para não fazer igual ao Renoir que comprei às cegas me decepcionei e me desfiz dele em menos de um mês. Abraços e tudo de bom.

     
  35. Diego Duarte disse:
  36. Olá Antonin Artaud!

    Pode perguntar a vontade, pois para mim não é incomodo algum! A intenção do blog é esta.

    Como você já deve ter visto em fotos e vídeos na internet, realmente existe um compartimento para a stylus, onde a mesma ajudar a compor o formato do celular.

    Quanto ao encaixe da stylus ao celular, posso falar com certeza absoluta que ele é PERFEITO!
    É 100% firme! Não fica nenhuma parte folgada, mal encaixada ou saindo para fora do celular.
    Quando a stylus é colocada e retirada do celular, tem este "click" que você mencionou. E ela fica totalmente encaixada e firme no celular.

    Não existe risco algum de perdê-la, pois não tem como ela sair sozinha. E quando eu falo que não tem como, não tem como mesmo! É 100% seguro!
    Deixo o celular no meu bolso sem medo algum e até hoje a stylus nunca se mexeu sozinha. Sair então, nem pensar...


    Eu sugiro que, antes de você comprar o 5800, tente ao menos segurá-lo em suas mãos, nem que seja por 1 minuto sequer.
    Tenho certeza que você irá gostar muito!

    Eu estava em dúvida em levar o 5800 XM, mas quando tive a oportunidade de pegá-lo em minhas mãos, não tive dúvidas! 1 semana depois eu já estava com o celular em minha casa e com a minha conta zerada.. hehehehehe

    Abração ae e tenha um excelente fim de semana!

     
  37. Anônimo disse:
  38. Ah tá, agora vc explicou melhor, mas na verdade então o titulo deveria ser: 21 motivos que fazem o 5800 melhor que o iphone "no meu uso"

    Pq para o meu uso o iPhone é melhor, e vou explicar pq, eu tenho além do iPhone um N95-3 e um N800, o n95-3 eu usei por um bom tempo e com a compra do iPhone ele ficou meio de lado, pq apesar de ter uma camera beem melhor e uma multitarefa melhor ele é lento no funcionamento e a maioria dos programas que uso no iPhone além de funcionar melhor são mais bem elaborados, os jogos que gostava de jogar no N95 pederam a graça, como sei q os jogos e aplicativos tanto para o N95 quanto para o 5800 são semelhantes (diferenciando a resolução e o tipo de tela) já tenho uma idéia de como funcionam, então para o meu uso o iPhone ficou responsável pela multimidia e o N800 pela produtiva, no meu caso o casamento iPhone/N800 foi muito melhor do que seria 5800/n800, mas como disse cada um tem uma maneira e um gosto para usar seus dispositivos, apesar de suas explicações ainda assim acho que vc não foi imparcial, da maneira que vc colocou o 5800 só tem vantagem em cima do iphone o que eu realmente não concordo.
    Abraço.

     
  39. Diego Duarte disse:
  40. Bom dia Anônimo!

    Bom, continuo achando que o nome do post está certo. Vou lhe explicar o porque.
    Os motivos que listei para o 5800 XM ser melhor que o iPhone não são motivos vindos através do "meu uso", eles são motivos reais e verdadeiros para qualquer pessoa que for comparar os dois celulares. Todos estes motivos são fatos e hoje não há nada que conteste nenhum desses motivos.

    E pelo seu comentário, posso concluir que você nunca usou um 5800 XM, não é? Pois, com certeza absoluta, o N95 não se assemelha em nada com o 5800 XM. A única coisa semelhante é o sistema operacional. Mas, se você já tiver usado um 5800 XM e ainda continuar com a mesma opinião, eu respeito ela e entendo o porque. Mas eu não irei concordar.

    E quanto a dupla iPhone/N800, realmente ela é excelente, e substituí completamente o 5800 XM.
    Mas, com o 5800 XM, posso fazer o mesmo trabalho que você faria com o iPhone/N800 (mas o meu rendimento será menor que o seu). Já o contrário, você com o seu iPhone contra eu com o meu 5800 XM / N800, com certeza você não faria metade do trabalho que eu poderia fazer com a dupla 5800 XM / N800.
    Mas enfim, esta é uma opinião minha, com o meu ponto de vista e minhas necessidades no aparelho. Com certeza suas necessidades são diferentes, por isso sua escolha é diferente da minha.

    Apesar de tudo isso, eu acho que o iPhone é tão bom quanto o 5800 XM, e vice-versa.
    Agora, se você viesse dizer que um MP9 é melhor... a história seria outra! kkkkkkkk

    Um grande abraço e um excelente fim de semana!!

     
  41. Olá novamente Diego, se esse rumor se confirmar parece que os próximos 5800 terão uma vantagem a menos em relação ao iPhone, de acordo com o Daily Mobile estão querendo pôr uma tela capacitive touch como a do iPhone. Segue o link:
    http://dailymobile.se/2009/04/17/rumor-nokia-to-replace-5800-handset-with-capacitive-touch-panel-version/

     
  42. Unknown disse:
  43. Olá Diego, quero comprar um Nokia 5800 e usarei muito o GPS, portanto gostaria que você falasse um pouco do GPS do 5800. Sou obrigado a usar o Nokia Maps ou posso usar outro programa?
    Um grande abraço,

     
  44. Unknown disse:
  45. Olá Diego, depois de todas as vantagens enumeradas por você estou decidido a compra o Nokia 5800, porém antes de adquiri o aparelho, gostaria que você falasse do GPS do aparelho. O Nokia Maps é o melhor? Posso usar outro Programa de GPS no Nokia 5800?

    Um grande abraço,

    eumar ramos

     
  46. Diego Duarte disse:
  47. Olá Eumar!

    Fez uma excelente escolha hein! Realmente, o 5800 XM é um celular excelente!!!

    Quanto ao GPS, o que precisamente você deseja saber? Pode perguntar a vontade.
    Não sei se você já teve algum celular antes que tenha GPS, mas se já teve, ele funciona igual ao GPS do N95, por exemplo.
    Você pode usar qualquer outro navegador além do Nokia Maps, como por exemplo, o Garmin ou o Sygic.

    Bom.. Se você nunca teve um GPS antes, vou te adiantar alguns pontos importantes.
    Dificilmente ele irá funcionar dentro de prédios ou lugares fechados. E dentro de túneis então, nem pensar.
    E ele demora alguns segundos (dependendo da sua posição, alguns minutos) para se conectar os satélites para dar sua posição. Portanto, se for usar em alguma viagem ou algo do tipo, conecte os satélites antes. Depois que você já está conectado, dificilmente você perde o sinal. (A menos que entre em prédios ou túneis, como já disse anteriormente).

    Enfim, fique a vontade para perguntar!

    Obrigado pela visita e tenha um excelente fim de semana!

    Abraços!!!

     
  48. Gato Guga disse:
  49. Olá Diego!
    Sem sombra de dúvida o Nokia, sobretudo, porque é um Nokia.
    Gostei muito deste artigo, tanto que o republiquei em meu blog, mantendo todos os créditos, obviamente.
    Espero que não se importe, mas querendo, favor informar e o post será excluído.
    Abraço e sucesso.

     
  50. Diego Duarte disse:
  51. Olá Guga,

    Claro que não me importo!
    A ideia é exatamente essa: espalhar e disceminar conhecimento!
    Obrigado por divulgar o post em seu blog. E fique a vontade para fazê-lo quando quiser.
    A propósito, muito bom o seu blog!

    Então, muito obrigado pela visita e qualquer coisa estamos aí!
    Abraço, grande sucesso para nós e até a próxima!

     
  52. Gato Guga disse:
  53. Valeu pela força Diego. Ganhou um leitor.
    Abraços

     
  54. Anônimo disse:
  55. Talvez outra vantagem seria duração da bateria, que é tradição da Nokia, e a durabilidade. Sabemos quantos problemas já surgiram no iphone e ainda poderão surgir.

     
  56. Diego Duarte disse:
  57. Boa noite Guga!

    Faço de suas palavras, as minhas!

    Abraços!

     
  58. Diego Duarte disse:
  59. Olá Anônimo,

    Muito bem observado. Realmente, a duração das baterias da Nokia fazem uma enorme diferença. E quanto a durabilidade, também creio que a Nokia ganhe neste quesito. Sem contar que o iPhone não possuí bateria removível, portando, o que fazer quando a bateria viciar?

     
  60. Parabéns Diego!

    Gostei muito do sue blog. Vou comprar o 5800 XM, primeiro porque sou fã da Nokia e segundo, pela possibilidade de baixar músicas sem pagar nada (mesmo que seja por um ano). Contudo, tenho uma dúvida! É possível baixar músicas de outros mercados (na music store)? Como por exemplo; Reino Unido? Aho que as opções de músicas de lá devem ser diferentes, não são?
    Obrigado e um grande abraço.

     
  61. Diego Duarte disse:
  62. Olá Armênio Mourão!

    Muito obrigado pelos parabéns! Espero que continue gostando do conteúdo do blog!

    Quanto a compra do 5800 XM, com certeza fez uma excelente escolha! O recomendável é que, se você tiver oportunidade, mexa no celular antes de comprar. Assim você pode ter certeza absoluta do que está comprando.
    Mas posso te garantir, não irá se arrepender da escolha!
    E realmente o Comes With Music é um pacote e tanto e faz muita diferença!

    Agora, quanto a sua pergunta sobre Nokia Music Store, vou tentar solucioná-la com o base no que sei. Mas sugiro que você busque informação sobre isso na própria loja da Nokia.
    Então, o 5800 XM que você comprar no Brasil, só irá te dar acesso para baixar músicas gratuitas da Nokia Music do Brasil, porém, a Nokia Music do Brasil é a mesma Nokia Music do Reino Unido, Cingapura, Itália e por aí vai... Só muda o idioma da loja.
    Portanto, as mesmas músicas que você encontrar aqui na loja do Brasil, estarão disponíveis no Reino Unido, Cingapura, Itália...

    Muito obrigado pela visita e até a próxima!

    Um grande abraço!

     
  63. Anônimo disse:
  64. Boas... Estou pela primeira vez do seu blog e gostei muito da comparação entre os 2 telemoveis visto eu tambem achar o iphone bastante inferior ao 5800 e a muitoas mais telemoveis no mercado.. mas a minha verdadeira razao de postar este comment e so para dizer algo que detesto no meu iphone. quando esta frio "sou de portugal" usa-se luvas nas maos certo? e basta eu receber uma chamada no iphone que ja não a consigo atender. terei que tirar a luva.
    Isto foi so para dar um exemplo de como isso e um ponto negativo.

    Cumprimentos e parabens pelo blog

     
  65. Diego Duarte disse:
  66. Olá Anônimo!

    Realmente, esta questão do ecrã do iPhone ser capacitivo tem suas qualidades e defeitos.
    Uma vez eu vi um par de luvas sendo vendidos para o iPhone. Estas luvas tinham uma bolinha (parecia borracha) em suas pontas, para que as pessoas que morassem em países frios, como você, pudessem usar o iPhone. Estranho né?!

    O iPhone é um celular muito bom, mas tem muita coisa nele que é muito ruim.
    Mas, existem vários tipos de celulares para se antender vários tipos de gostos não é?

    Muito obrigado pela visita e pelo elogio!

    Um grande abraço aqui do Brasil a todos de Portugal!

     
  67. Olá Diego
    Acho que posso contribuir com algumas experiências minhas como usuário do Nokia 5800. Mas primeiramente eu queria explicar que eu sou usuário de um iMac, fã da marca Apple, de sua características e preocupações com a funcionalidade de seus produtos. A princípio, eu queria mesmo era um iPhone. Mas com os preços proibitivos que andam pedindo por ele tratei de correr atrás de um aparelho que satisfizesse minhas necessidades. E algumas delas, o iPhone não satisfaria.
    O Nokia 5800 me ganhou por vário motivos. A maioria deles já citados no seu texto. Mas há alguns motivos menos aparentes e que eu descobri devido ao meu tipo de utilização. Então vamos lá:
    - Tenho um aparelho de som Pioneer DEH – 7080BT com Bluetooth. Para que o aparelho funcione perfeitamente (transferência da lista telefônica para o som, receber ligações e gerenciá-las pelo som do carro, ouvir as músicas do celular nas caixas do carro, ...) é preciso que hajam uma série de tecnologias de transmissão de dados incorporadas ao aparelho. Bem, eu tinha um Nokia N70. Com este celular que tem Bluetooth 1.2, só conseguia fazer chamadas, mas não atende-las. Testei um Palm Treo, um Nokia N95 antigo, um Nokia N95 8 Gb, e nenhum conseguiu fazer transferência de dados para o som. Já estava descrente quando resolvi testar o Nokia 5800 e por fim consegui fazer uso dos recursos do Pioneer DEH – 7080BT.
    - Outra coisa que me chamou muita atenção para o Nokia 5800 é o fato de haver a possibilidade de se anexar a coordenada GPS às fotos tiradas pelo celular. Apesar de parecer algo extremamente inútil para a maioria, quem tem um Mac e possui o iLife 09` pode fazer uso do recurso de gerenciamento de fotos por lugares onde elas foram tiradas. E neste caso o recurso de anexar a posição GPS é muito útil, pois dispensa você de ter que procurar manualmente no mapa, além de lhe permitir muito mais precisão.
    - Os pontos ruins do Nokia 5800 ficam pela incompatibilidade de se fazer a sincronização do aparelho via iSync, o programa da Apple que faz a sincronia de agenda e contatos. Porem, no meu caso que tenho um N70, posso sincronizá-lo e depois sincronizar o N70 com o 5800. Fora isso, o celular é impecável e tenho me adaptado muito bem a ele.
    Um abraço
    Lázaro Carneiro

     
  68. Anônimo disse:
  69. Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo blog, ele é muito esclarecedor,
    Tenho uma duvida, parece que ja esta disponivel o skype para iphone, é possivel que com o tempo ele possa ser utilizado por esse Nokia?! ou ja pode?!
    E quanto a visualizacao de arquivos do Office?
    se caso a nokia conseguir visualizacao e edicao dos mesmo ae sim ele seria um smart completissimo
    Por ter um sistema operacional versatil nos poderemos ter esse privilegio futuramente?

     

Postar um comentário

Pesquisar

    Site Meter