Firmware 30.0.011: Changelog e primeiras impressões

Postado por Diego Duarte 28 julho 2009

Após vários dias de espera, finalmente pude atualizar o firmware do meu 5800 XM.
Fiz a atualização por meio do FOTA e tudo ocorreu de forma muito rápida e prática (veja nas imagens abaixo).

Como já foi adiantado aqui, esta atualização não trouxe nenhuma novidade signficativa, porém houve um grande ganho de velocidade nas funções do aparelho (principalmente na abertura dos menus). Também foi acrescentado um plug-in de e-mail que pode ser colocado na barra de atalhos da homescreen do aparelho.
Em um primeiro momento não percebi uma melhora significativa na câmera do aparelho e na velocidade de abertura das páginas da internet pelo browser nativo.
Houve uma melhora na qualidade do som do 5800 XM, mas estou com a impressão de que o mesmo está com um volume mais baixo.
Também estou notando que o browser nativo do aparelho está muito mais instável, sendo que em poucos minutos de uso, o mesmo já fechou sozinho várias vezes. (Isto também está acontecendo com alguém?)

Abaixo estão as imagens da atualização via FOTA:



Realmente o processo é rápido e não foi perdido nenhum dado do aparelho.


Confira abaixo o changelog da versão 30.0.011 tirada do blog Nokia-Touch:

Tela de espera:
  • Quando o Music Player está tocando e o nome da faixa estiver aparecendo na tela e vai para a próxima faixa, houve uma melhora na velocidade que isto ocorre.
Log de chamada, contatos e função de chamada:
  • Velocidade na chamada e na transição da chamada/desconectado.
  • Nova opção de menu durante a chamada: Envio de MMS durante a ligação
  • Volume máximo do auto-falante diminuído.
Mapas:
  • O Maps inicia quase instanteamente, a velocidade entre os menus do Maps está muito mais rápido
  • A transição entre os tipos de mapas está mais suave e rápido
Music Player:
  • A maior mudança foi na melhora do equalisador. Há uma enorme melhora na qualidade de som, é notável até em sons de fundo e outros canais. O equalisador padrão está um pouco melhor e o Bss está menos "crocante" que antes.
  • Os pequenos atrasos não existem mais quando alteramos o nível do volume.
  • Menos falhas e mais estabilidade no Music Player.
Câmera e fotos:
  • A maior alteração está no reaparecimento do uso das teclas de volume para usar como zoom nas fotos/filmagens.
  • Ir para detalhes está quase instantâneo.
  • Melhora na velocidade nas miniaturas.
  • A velocidade dos menus está quase instantânea.
Centro de vídeo:
  • O ícone para o video centre mudou
  • A aparência do menu de vídeo está diferente e parecido com os dos novos E/N series.
  • A velocidade está muito melhor e quase instantânea.
  • Melhora na alteração de volume e controles dos vídeos no RealPlayer.
Search:
  • Atualização da aplicação para v4.10.0904
  • Logo parecido com os novos E/N series.
  • Melhora na velocidade.
Web:
  • Melhora na renderização da páginas.
  • A velocidade de rotacionar a tela está quase instantânea.
  • A velocidade dos menus está quase instantânea.
  • O loading do minimapa ao lado enquanto rola a página não tem mais "pixelation"
Outros:
  • A velocidade do sistema todo foi melhorado.
  • Está bem mais estável

E você, encontrou mais alguma melhora na atualização do 5800 XM?


20 comentários

  1. Anônimo disse:
  2. O meu celular não atualiza de jeito nenhum a versão personalizada é 21.0.025.C02.01 a data da versão é de 02-04-2009.
    O modelo do meu é o RM-356 BLACK.
    O Celular está em português de Portugal, o que eu faço para atualizá-lo?

     
  3. Anônimo disse:
  4. Eu verifiquei que o meu product code é 0573860 que é South Asia, meu celular está em português de Portugal, atualização para este product code só achei na net em chinês portanto ou eu arrisco e troco o product code e perco todos os aplicativos que instalei inclusive o Rom Patcher e o HellOX e reinstalo tudo de novo, ou espero sair para este product code a atualização para o português ou Inglês.

     
  5. Pablo disse:
  6. Fala Diego! Tudo bem? Não consigo atualizar meu aparelho de jeito nenhum! O meu ainda está com a primeira versão. Acho que deve ser por que comprei direto na operadora, e dizem que atualizações para esses aparelhos demoram mais muito mais... Diego me tira uma dúvida. A Nokia fabrica aparelhos na China? Esses dias estava olhando a caixa do meu aparelho, e lá tá dizendo que o aparelho foi fabricado na china. Nesse caso meu aparelho seria Europeu, Americano ou nenhum desses?

    Um abraço!

     
  7. Anônimo disse:
  8. Gostaria de ajuda pois não consigo atualizar o 5800 pelo próprio celular, ele sempre pede "Criar novo perfil de servidor ?", porque ? como faço para permitir a atualização direta.

    Obrigado,
    Carlos

     
  9. Anônimo disse:
  10. Aqui foi normal, só que o Hello Ox ainda não funciona nessa versão.. Quem atualizar e fazer um hardreset, já era, perde o hack por enquanto.

     
  11. Diego Duarte disse:
  12. Olá gente!

    Para quem ainda não saiu a atualização, o jeito é esperar a atualização chegar ou então mudar o PC do aparelho.
    Eu não recomendo alterar o PC só para ter esta nova atualização, pois como já disse, não houve nenhuma grande melhora. Sendo assim, não compensa.

    Abraços

     
  13. Diego Duarte disse:
  14. E ae Pablo! Cmg tá tudo bem! E vc?

    Realmente os aparelhos com product codes personalizados de operadoras brasileiras demoram bastante para sair alguma atualização. E sem querer te desapontar, existem modelos em que a atualização brasileira das operadoras acaba não vindo.

    E a Nokia fabrica aparelhos na China sim, porém, no caso do 5800 XM, o que determina se o seu aparelho é o mesmo do modelo Europeu ou Americano não é o país em que ele foi fabricado, mas sim o famoso número RM (aquele que aparece junto com a versão do firmware, quando digitamos a sequência *#0000#).
    Se a sequência for RM-356, seu celular é o mesmo do modelo Europeu. Agora se a sequência for RM-428, o modelo é o mesmo do Americano.

    Até a próxima Pablo!

     
  15. Diego Duarte disse:
  16. Olá Carlos,

    Para você atualizar pelo próprio celular (via FOTA), é necessário uma conexão configurada de internet no seu aparelho.
    Esta mensagem provavelmente está aparecendo pelo fato de não haver uma configuração para acesso a internet funcionando no seu aparelho.
    Se for este o problema, tente configurar uma conexão junto a sua operadora ou utilize uma rede WiFi.
    Se não for este o problema, pode me procurar novamente.

    Abraço!

     
  17. Diego Duarte disse:
  18. É, parece que o hack ainda não está funcionando nesta nova versão.
    Não posso afirmar com certeza, pois não utilizo nenhum hack.
    Mas este "problema" deve se resolver com o tempo.

     
  19. Anônimo disse:
  20. Gostaria de ajuda pois não consigo atualizar o 5800 pelo próprio celular, ele sempre pede "Criar novo perfil de servidor ?", porque ? como faço para permitir a atualização direta.

    Obrigado,
    Carlos

    -----------------------

    Faça Reset, tudo fica resolvido.

     
  21. Ton disse:
  22. Fiz a atualização do meu pelo NSU, ontem mesmo já estava disponível.

     
  23. Pablo disse:
  24. Fala Diego! Estou ótimo! Tentei postar um comentário ontem à noite pelo 5800, mas não consegui. Quando clico na área para escrever não acontece nada, o raiva! Bom, espero ter sorte com alguma atualização do meu aparelho, pois não pretendo trocar o PC dele. Quando tinha um N95 da TIM também, demorou muito para sair à primeira atualização para ele. O curioso é que depois que saiu a primeira a segunda não demorou nada e o bom é que aquela apresentação e os ícones da TIM sumiram. Espero que ocorra o mesmo agora!

    Um abraço!

     
  25. tiranorex disse:
  26. Olá amigo tudo bem?
    Então ontem eu atualizei o meu aparelho ele é euro1 red, rm 356 e o navegador dele por enquanto está perfeito, não travou nenhuma vez como fazia antes, o que acontecia era o seguinte ele travava, ai eu apertava a tecla vermelha pra sair sem fechar e apertava o botao central pois como tenho o Handy task man instalado ia olhar a Ram livre e so tinham miseros 3 ou 4 Mb ai ele fechava o navegador por conta propria e a Ram voltava para os 40, 38 livres normais, isso acontecia demais principalmente se eu estava em uma pagina e clicava em algum link pra abrir outra... mas agora depois da atualização parou, abre duas paginas de forma tranquila e não travou nenhuma vez... vou continuar testando...
    Quem tem o firmware da TIM pode esperar sentado pois ainda não atualizaram mesmo... nem por FOTA nem por NSU vão conseguir nada... e a TIM ou qualquer outra operadora morrem de preguiça de customizar as novas versões dos firmwares lançadas pela fabricante do celular... então é sentar e chorar....
    Quanto ao Hellox só se vc fizer um hard reset que ele vai parar de funcionar (eu acho) mas já tem uma versão 2.0 dele que funciona nesse novo firmware....
    Grande abraço a todos.....

     
  27. Max disse:
  28. Olá Amigo.

    Consegui atualizar meu 5800 pelo FOTA.
    Realmente a melhoras são ás que você citou. Parabens.

     
  29. Unknown disse:
  30. Olá Diego,
    Na sua avaliação você diz que as alterações no firmware não são muito significativas, mas isso em relação à versão 20 ou em relação à versão 21.
    O meu foi comprado a uma semana e veio com a versão 20.0.012. Compensa mudar o PC para atualizar?
    Última dúvida: Se eu atualizar eu perco o direito ao acesso ilimitado por 1 ano para baixar as músicas na Nokia Store?
    Abraço e parabéns pelo blog.

     
  31. Diego, estou com algumas dúvidas:
    1- Qual o modelo do 5800 você me aconselha a comprar o rm 356 ou rm 426?

    2- Sou da claro, você acha que vale a pena pegar o modelo deles que é 3g em 850 mhz, pergunto isto pois deve ser o modelo americano e li há uns meses atrás que estavam dando defeito de hardware?

    3- Você aconselha a atualizar para qual firmware?

    Obrigado

     
  32. STK disse:
  33. @Diego Duarte
    Ola!
    Poderia partilhar qual o Product Code do seu celular?
    Obrigado

     
  34. Estefferson disse:
  35. não consigo atualizar... primeiramente ele achava as atualizações, mas falava que tinha dado um erro na atualização, agora ele diz que não tem nenhuma atualização possível... o meu é no padrão europeu, igual ao seu, o que eu faço?

     
  36. Estefferson disse:
  37. revendo meu post, não consigo ver atualizações quanto tento usar a WIFI da minha casa, mas se usar por exemplo a GPRS ele deixa baixar, o que poderia ser?

     
  38. Anônimo disse:
  39. Como eu faço um Hard Reset?

     

Postar um comentário

Pesquisar

    Site Meter