Opera Mobile 10: Nova versão compatível com S60v3 e S60v5

Postado por Diego Duarte 03 novembro 2009


Hoje saiu mais uma excelente opção de navegador para os celulares Symbian, o Opera Mobile 10!


Embora sua aparência seja muito parecida com a do Opera Mini, o novo Opera Mobile 10 promete uma perfomance melhor e mais rápida (cerca de 70% mais rápido), sem contar que o mesmo também consegue exibir qualquer site como se você estivesse no seu computador.

Além da possibilidade de poder digitar um texto ou endereço enquanto navega pela página, o Opera Mobile 10 também tem um Gerenciador de Senhas, a opção de salvar elementos da página (imagens, texto...) e a compatibilidade com todos os padrões da Web.
Talvez um dos únicos pontos negativos é a impossibilidade de abrir páginas em flash.

Enfim, mais uma excelente opção de browser que você não pode deixar de conhecer!
Para fazer o download gratuito visite o site http://www.opera.com/mobile/next ou visite diretamente do seu celular a página http://m.opera.com/mobile.

Edit Post (04/11/2009): Hoje eu fiz alguns testes com o Opera Mobile 10 no meu 5800 XM e pude perceber que o mesmo é muito pesado e consome muita memória RAM. Após uns 5 minutos utilizando o navegador e apenas 2 páginas abertas simultâneamente, o celular começou a acusar "memória baixa" e pediu para que eu "fechasse alguns aplicativos", sendo que o único aplicativo que eu estava utilizando era o Opera Mobile 10.
Resumindo em números, antes de abrir o Opera Mobile o meu 5800 XM estava com 45MB disponíveis na memória RAM. Ao utilizar o aplicativo, a memória caiu para 9MB disponíveis (em alguns momentos chegou a 6MB livres).
Fazendo uma pequena comparação com o Opera Mini Beta 5 (que tem a mesma aparência do Opera Mobile), ao utilizá-lo nas mesmas condições citadas acima (45MB de RAM livre e nenhum programa aberto), a memória RAM baixava para "apenas" 22MB livres.
Isto também aconteceu com alguém?


4 comentários

  1. Anônimo disse:
  2. Tive o mesmo problema de memória... Não fosse isso, é o melhor navegador que já usei no 5800.

     
  3. Anônimo disse:
  4. Tive o problema também...

     
  5. Jeff_drumgod disse:
  6. No meu 5530 aconteceu o mesmo, e ao abrir a 2 aba, em poucos instantes travava o Opera.

     
  7. Anônimo disse:
  8. Sim, eu prefiro a versão "MINI" (em Java), já que a versão ".SYS" pra Symbian propriamente dito (isto é: a versão "Mobile" do Opera)de fato consome muyito rapidamente a RAM do aparelho.

    O meu CEL é o Nokia 5700 XM, que tem bem menos memória RAM total original no dispositivo que os mais modernos como o 5800 ou o N95 (que possui 150 MB). Meu 5700 possui apenas algo em torno de uns 48MB. Mas atualmente, após estar com vários programas já instalados nele(ainda que no cartão de memória...), mas hoje ficam sobrando apenas uns 12 MBytes...

    Ainda assim, consegui rodar o Opera Mobile, mas é como vcs disseram: com apenas uma aba aberta e dependendo do site aberto (isto é: sendo um site com pouca transferência de informação com o browser, como uma consulta simples do resultado da Megasena, ou acesso à conta bancária no BB, ou entrando no orkut mobile, etc...) aí até que ele consegue executar numa boa...

    Mas nem pensar em abrir mais de uma aba rodando o browser em cada uma delas... E mesmo com apenas uma só aba, basta um site mais pesado pra comer logo a memória RAM...

    Por isso prefiro o Opera Mini das versões mais recentes (que possuem praticamente as mesmas características e rodam muito bem no dispositivo, mesmo num 5700 de pouca RAM original como o meu).

    Até + !!

     

Postar um comentário

Pesquisar

    Site Meter