Navegação por Ovi Maps agora é de graça!

Postado por Diego Duarte 21 janeiro 2010


Na tentativa de popularizar o uso de GPS nos smartphones, a Nokia tomou uma excelente iniciativa: disponibilizar gratuitamente o serviço de navegação Ovi Maps!

Vejam abaixo a notícia na íntegra:

"A partir de agora, os serviços de navegação GPS em aparelhos da Nokia serão de graça. E isso inclui a orientação ponto a ponto guiada por voz, informações essenciais como navegação veicular e para pedestres, em74 países e 46 idiomas, além de mapas de mais de 180 nações. Basta verificar se seu modelo é compatível e fazer o download – tudo isso emhttp://www.nokia.com.br/mapas.


Em todo o mundo, o novo Ovi Mapas já está disponível para download em dez aparelhos da Nokia. No Brasil, ele pode ser instalado no Nokia 6710 Navigator, no Nokia 5800 Comes With Music e, nas próximas semanas, no Nokia N97. Até o final de abril, serão sete modelos no país e, em breve, outros serão incluídos nessa lista.


A proposta da Nokia é tornar o uso do GPS em celulares e smartphones tão comum quanto o ato de enviar um SMS ou tirar uma foto. E, para isso, nada melhor do que integrar telefone celular e GPS em um só dispositivo com o Ovi Mapas. A idéia é já incluir o serviço gratuito em todos os novos modelos Nokia embarcados com GPS.


Entre as novidades, destacam-se:

Pacote completo e gratuito - A nova versão do Ovi Mapas virá instalada no aparelho com os mapas do país onde ele for comprado, incluindo orientação por voz, entre outras funcionalidades gratuitas, que poderão ser usadas durante a vida útil do aparelho, sem a necessidade de licenças adicionais. Aparelhos que já estiverem no mercado e que são compatíveis com a nova versão precisam ser atualizados para usufruir do novo aplicativo.


Navegação sem tráfego de dados - Ao pré-carregar os mapas, é possível usar o Ovi Mapas no modo offline, economizando a bateria do aparelho e na conta telefônica no final do mês, mesmo em viagens internacionais ou em locais sem cobertura de rede de dados.


Tecnologia de mapas exclusiva - Os mapas da nova versão do Ovi Mapas têm alta resolução, mas o consumo de dados é menor e permite a navegação futura, mesmo quando sem sinal da operadora. Isso significa que os mapas baixados ou atualizados gastam, aproximadamente, metade da banda de outros provedores de mapas.


Orientação por voz - A navegação ponto a ponto agora é gratuita para motoristas e pedestres com aparelhos compatíveis, com milhares de pontos de interesse, além de caminhos alternativos por onde os carros não passam, como parques ou passarelas em mais de 80 cidades em todo o mundo, e seis mil pontos turísticos em 3D em mais de 200 cidades."


Vou fazer o meu download agora mesmo!

33 comentários

  1. Anônimo disse:
  2. Ja fiz o download, e funcionou perfeitamente!! ;)
    Só um probleminha, se vc tiver Contatos do Ovi, Mail for Eschange, e mais algum outro aplicativo instalano no aparelho, não sobra espaço para ele, pois ele tem uns 7 MB.
    Para instala-lo, pelo aplicativo de atualização da nokia, tive que retirar o mapas ja instalado, o Contatos do Ovi e o Mail for Eschange que não usava.
    Depois disso foi numa boa! Funcionando perfeitamente.
    A tela de menu ta parecendo a de um GPS mesmo. Show de bola, só é triste para os que pagaram para ter a funcionalidade.

    Fabrízio.

     
  3. Pablo disse:
  4. Fala Diego! Parabéns a Nokia pela atitude tomada! Como estou sem o meu 5800 pra fazer alguns testes, gostaria de sugerir a você um post sobre como baixar, instalar e usar o OVI Maps no Nokia 5800!

    Mas uma coisa! Você já ouviu falar no Sony Ericsson Vivaz?
    Dá uma olhada nessa novidade!

    http://info.abril.com.br/noticias/blogs/gadgets/celulares/symbian-recheia-sony-ericsson-vivaz/

    Um Abraço!

     
  5. Mário Rui disse:
  6. Em Portugal não :S

     
  7. Anônimo disse:
  8. Boa noite,

    Uma pergunta é só instalar e usar? ou tem que configurar algo?


    Abraços!

     
  9. Funciona perfeitamente bem.

     
  10. Anônimo disse:
  11. Ele funciona no 5530? pois muita coisa do 5800 rona no 5530...

    pode me informar?

     
  12. Diego Duarte disse:
  13. Olá Fabrízio!

    Realmente o Ovi Maps ficou perfeito!!! Isso que você disse atrapalha um pouco, mas nada que tire o brilho do programa.
    Pra quem pagou, realmente é triste.

    Abs!!

     
  14. Diego Duarte disse:
  15. Olá Pablo!

    Valeu pela sugestão de post! Pode deixar que vou publicá-lo. Só vai demorar um pouco, pois como estou muito ocupado essa semana, estou meio sem tempo. Por isso que demorei um pouco para responder os comentários.

    E essa novidade da Sony Ericsson realmente é muito boa hein! Parece um pouco com o X6 da Nokia. Mas a Nokia tá ficando pra trás, não é? Apesar do N900 ser excelente, ainda estou sentindo falta de um grande lançamento.

    Abs!

     
  16. Diego Duarte disse:
  17. Olá Mario Rui!

    Aí em Portugal não é de graça? Pensei que a Nokia tivesse feito isso para o mundo todo..
    Bom, espero que isto aconteça logo.

    Abraços!

     
  18. Diego Duarte disse:
  19. É só instalar, baixar os mapas através do Mapa Loader, e usar.

    Abs!

     
  20. Diego Duarte disse:
  21. E aí Claudio!
    Realmente o funcionamento é perfeito. E juntando isto ao fato do GPS do 5800 ser excelente, a satisfação é garantida!

    Abs!

     
  22. Diego Duarte disse:
  23. Ainda não está disponível para o 5530. Mas creio que, em breve, eles disponibilizarão para o N97 e 5530.

    Vc já tentou instalar no seu 5530? Não custa nada tentar, não é? Vai que funciona! hehehehe

    Abs!!

     
  24. Anônimo disse:
  25. Ola Diego,
    Realmente nada que tire o brilho, pois está funcionando perfeitamente, fiz varios testes aqui em Brasília e ele sempre me levou para o local certo, fazendo dar algumas voltinhas a mais como todo GPS, mas imagino que seja questao de configuração de rota mais curta, tráfego, passar por rodovias ou não....essas coisinhas!
    Parabens pelo Blog! ;)

    Fabrízio

     
  26. Unknown disse:
  27. Eu ainda não usei ele, mais me parece ser muito bom eu estou terminando de baixar os mapas pra poder usar ele, quando eu usar darei minha opnião aqui!abrs ;D

     
  28. Pablo disse:
  29. Valeu Diego! Vou aguardar ansioso!

    Um Abraço!

     
  30. asllan disse:
  31. fala Diegão..
    poxa cara a noticia e boa mas tem que ter ligação com internet ai complica..
    no meu caso tenho que ter ligação com a "oi wap" ai so lotando o cel de creditos asuahsUHSAuhsUAHSuhUSH..

    ainda prefiro o GARMIN so não estou conseguindo instala-lo uahsuAHSUhusHU..

    quanto ao multhtooch vc disse que e reconhecimento de 2 toques simultâneos certo ??
    mas isso o 5800 tem, por exemplo no menu ou nos aplicativos são 2 toques rápidos, é 1 toque pra selecionar e outro pra abrir, isso não e multhtooch não ??
    abração..

     
  32. Mário Rui disse:
  33. Olá Diego. Sim ja funciona em portugal. A diferença é que no site da NOKIA PORTUGAL tem a informação que se tem que pagar para ter o serviço (http://www.nokia.pt/explorar-servicos/ovi-maps/downloads-e-servicos#extras) mas se usarmos o site da NOKIA INTERNACIONAL (http://maps.nokia.com/explore-services/ovi-maps/downloads) e depois selecionar portugal e inserir o nosso numero de telemovel recebemos o link da aplicação gratuita. Esperemos que a nokia portugal corrija este erro brevemente.

    Abraço,
    Mário Rui

     
  34. Diego Duarte disse:
  35. Olá Fabrízio! Vc também é de Brasília?

    Pois é, também testei o Ovi Maps hoje e ele me surpreendeu. De todos os navegadores que já utilizei, este foi o melhor pois calcula as rotas mais rapidamente, sem contar que ele exibe mais informações na tela. É claro que as vezes ele traça uma rota um pouco mais, mas todos os outros navegadores também fazem isso.

    Ah, obrigado pelos parabéns e volte sempre!

    Abraço!

     
  36. Diego Duarte disse:
  37. OK Yago! Depois faça seus testes e compartilhe os resultados aqui com a gente. Como a maioria, acho que você também irá gostar!

    Abraço!

     
  38. Diego Duarte disse:
  39. Pode deixar Pablo! Esta semana eu já estou usando o Ovi Maps e fazendo os meus testes. Creio que semana que vem já terei preparado um review/tutorial bem legal!

    Abraço!

     
  40. Diego Duarte disse:
  41. E ae Asllan!!

    Então eu vou te dar mais uma excelente notícia: o Ovi Maps não precisa estar Online para carregar os mapas! Basta instalar em seu computador o aplicativo "Nokia Map Loader" (que pode ser encontrado no site da Nokia), baixar o mapa do Brasil (183 MB) e colocá-lo em seu aparelho. Pronto, o mapa estará completo em seu aparelho. Depois é só configurar o Ovi Maps para que ele funcione Offline (assim ele não entra na internet sozinho).

    E quanto ao Multitouch, realmente ele significa a capacidade de reconhecimento de 2 toques simultâneaos, e não dois toques consecutivos, assim como você descreveu.
    Ou seja, o iPhone reconhece 2 toques ao mesmo tempo, com isso, você pode realizar o famoso efeito "pinça" em vários aplicativos. Já o 5800 XM, isto não é possível.
    Veja abaixo dois vídeos do iPhone que lhe ajudaram a entender o funcionamento do multitouch:

    O primeiro vídeo é um vídeo demonstrativo da Apple mostrando como o multitouch funciona:
    http://www.youtube.com/watch?v=LQmmxq4uAXM

    Já este segundo vídeo mostra o multitouch em ação, sendo utilizado nas fotos (note o famoso efeito "pinça" realizado com os dois dedos na tela ao mesmo tempo):
    http://www.youtube.com/watch?v=UolK4fAZyOk

    Espero que tenha entendido a minha explicação.

    Abraço!!

     
  42. Diego Duarte disse:
  43. Olá Mário Rui,

    Agora entendi. Realmente é um grande erro da Nokia de Portugal, e espero que eles corrijam o mais breve possível. E mais, espero que também devolvam o dinheiro de quem comprou o serviço agora, quando o mesmo já pode ser adquirido gratuitamente.

    Abraços!

     
  44. asllan disse:
  45. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa mano..
    a questão dos mapas eu quase acertei..
    eu fui no site da nokia como vc disse no seu post e estava baixando os mapas do Brasil sim com o "Nokia Map Loader" mas deu erro no meio do down ai deixei pra baixar outro dia^^
    poxa passei perto..

    quanto ao Multitouch agora entendi sim, to ligado na parada do zoom de pinça..
    vlw pelas dicas mano..
    abração..

     
  46. Anônimo disse:
  47. Olá Diego,

    Sou de Brasília sim. Quanto ao Ovi Maps, é muito bom mesmo! Andei testando ele e realmente funciona! Hoje estou viajando para Patrocinio-MG e Araxá-MG, testarei ele na estrada e nas cidades, vamos ver se funciona bacaninha!! ;) Uma pergunta, vc sabe onde configuro ele para rodar Off, porque o meu fica sempre On, fazendo com que a bateria acabe mais rapido e esquentando o Cell.

    Valeu ae!

    Abraço!
    Fabrízio

     
  48. asllan disse:
  49. fala mano..
    cara me responde uma coisa..
    qual vc acha melhor o GARMIN ou o MAPAS da nokia ??
    abraços..

     
  50. asllan disse:
  51. ai mano ta sabendo alguma coisa sobre o symbiancountdown ??
    olha la no site so tem um numero diferente a cada dia..
    sera o novo symbian ??

    http://countdown.symbian.org/

    abraços..

     
  52. asllan disse:
  53. cara to com mais um probleminha..
    eu tava com o nokia map loader instalado e tava funfando normauzinho..
    derrepente de uma hora pra outra ele ta dando erro quando tento abrir ele..

    ta falando q o arquivo da pasta \qf esta corrompido e não pode ser lido e pede pra executar um tal de Chkdsk..

    sabe me dizer o que esta acontecendo ??
    to doido pra baixar os mapas mas agora lasco-se tudo..

    abraços..

     
  54. DESATIVADO disse:
  55. cara acredita que ainda nao instalei no meu 5800???? falta de tempo e internet 3G da vivo uma merda dá nisso....
    CAra vamos organizar um dia pra eu, vc e o Fabrizio e quem mais aqui de bsb que tem 5800 e goste da NOKIA se encotrar pra trocar figurinhas....(pô quero exibir meu N900 kkkkkkkk)
    Falando serio vamos organizar alguma coisa blz?:???
    Grande abraço amigo

     
  56. Diego Duarte disse:
  57. Olá Fabrízio!

    Conseguiu testar o Ovi Maps na sua viagem? Deu certo? O que achou?

    E para deixar o Ovi Maps offline, basta abrir o navegador, ir em MENU > INTERNET > OFFLINE.
    A sua pergunta era essa mesmo?
    Qualquer coisa, já sabe né?!

    Abraço!

     
  58. Diego Duarte disse:
  59. Olá Asllan!

    Já tentou reinstalar o Map Loader para ver se o erro desaparece? Provavelmente isto irá funcionar.

    Quanto ao melhor navegador, tanto o Garmin quanto o Ovi Maps são excelentes, mas eu prefiro o Ovi Maps. Ele é o melhor navegador que já testei no 5800 (todos tem suas falhas, mas no geral, o Ovi Maps é melhor na minha opinião).

    E eu estou acompanhando esta contagem do Symbian.. Cada um formula uma nova teoria a cada dia.. Mas eu acredito que seja o novo symbian sim. Espero que seja isso.
    Vamos aguardar pra ver, né?

    Abraço!

     
  60. Diego Duarte disse:
  61. Pois é Tiranorex! Eu também estou sem tempo nenhum para quase nada! Faz tempo que não dou uma bela fuçada nos novos apps do meu 5800..
    Mas enfim, vamos organizar algo sim! Temos que chamar o Alessandro do NPossibilidades também! Já conheci ele pessoalmente, é super gente boa!
    Ahh, podemos chamar também o Ricardo do Nokia-Touch.
    E eu já ia dar essa ideia para você, afinal, estou morrendo de vontade de ver o fabuloso N900 de perto.. hehehehehehe

    Então vamos marcar sim! Se puder, me passa seu e-mail aqui pela msg no blog (pode deixar que não publico). Ou se prefirir, pode mandar pelo orkut.

    Abração ae amigo!!

     
  62. Anônimo disse:
  63. Olá Diego,
    E ai como estão as coisas?!
    Então, consegui usar sim, foi muito bom, apesar de não ser tão útil pq eu já sabia chegar e talz, mas foi bom sim, rodou perfeitamente o unico problema é que tive que ficar com a net ligada pois não baixei ainda o maba do Brasil para rodar off.
    A pergunta era essa sim, na verdade eu ja sabia (rs) mas quando eu colocava off eu não conseguia rodar, aparecia a mensagem de que não podia pesquisar off, por que como ja disse não tenho o mapa baixado, sei lá achei que tivesse uma outra forma heheheheh.
    Valeu ae!

    Abraço!

     
  64. Anônimo disse:
  65. Olá TIRANOREX blz!?

    Então, eu estou de acordo quanto a encontrar com a galera para tricarmos figurinhas!
    Qualquer coisa add la no orkut Fabrízio Pataro.

    Abraço!

     

Postar um comentário

Pesquisar

    Site Meter