Caso NokiaBR: comunicado da Nokia do Brasil

Postado por Diego Duarte 12 janeiro 2010

Como muitos devem saber, semana passada o blog NokiaBR, do meu amigo virtual José Antônio Oliveira, teve que ser fechado devido a uma ação extrajudicial da matriz da Nokia, na Finlândia. Isto foi publicado em vários blogs que acompanho, e até foi noticiado no site INFO EXAME, da editora Abril.

Antes de me pronunciar sobre o caso, esperei e busquei por mais notícias sobre o mesmo, e também li o comunicado do José Antônio em seu outro blog, o Zeletron.

Assim como a maioria de vocês, também estou muito indignado com o que aconteceu, e creio que o José Antônio foi vítima de um enorme equívoco.
E hoje, em meio a toda esta discussão, foi divulgada uma nota pela Nokia do Brasil. Vejam abaixo a nota na íntegra:

"Reconhecemos e respeitamos o valor e legitimidade do trabalho de José Antônio Oliveira no blog NokiaBR. Como é de conhecimento público, a marca e o nome Nokiarepresentam importantes patrimônios para a empresa e temos a responsabilidade de garantir que sejam devidamente utilizados. Como parte deste esforço, há um time globalmente responsável pela revisão de centenas de websites por mês, em todo o mundo, para garantir que a integridade da marca Nokia seja mantida.

No decorrer de um processo de monitoramento rotineiro, o blog NokiaBR foi identificado e, inadvertidamente, uma notificação extrajudicial foi emitida sem revisão interna apropriada do caso. Compreendemos que algumas modificações no blog são pertinentes no sentido de evitar eventuais confusões para o consumidor – no entanto, o blogueiroJosé Antonio de Oliveira deveria ter sido procurado pessoalmente por um representante da Nokia para discutir o tema, e não ter recebido uma notificação legal.

Lamentamos profundamente os transtornos causados a José Antônio Oliveira e seus leitores. Estamos em contato com o blogueiro e trabalhando arduamente em busca de uma solução amigável para o caso, conciliatória para as partes, de modo a permitir que ele continue fornecendo informações úteis aos seus seguidores por meio de seu blog o mais rápido possível. Manteremos todos atualizados."


Claro que qualquer decisão que venha a ser tomada daqui pra frente será pouco para reverter esta situação, mas por outro lado, é bom ver que a Nokia do Brasil continua reconhecendo o trabalho feito pelo José Antônio, e que a mesma está tentando ajudá-lo.
Sei que casos como este são muito delicados, mas o bom senso deveria ter falado mais alto.

Por fim, venho manifestar a minha solidariedade e apoio ao José Antônio Oliveira, e todos os fãs e seguidores do seu blog. E para que a gente continue acompanhando o excelente trabalho feito pelo José Antônio, vamos passar a visitar o seu outro blog, Zeletron, e ajudá-lo a reaver o lugar de destaque que conquistou.

2 comentários

  1. Franco.ssp disse:
  2. Agradeço por expor esse comunicado da Nokia Brasil aos seus leitores, pois já "estamos" bastante decepcionados com alguns modelos da marca, e, blogueiros como o José Antônio, é que ainda mantém vivo essa "nossa" esperança de que a Nokia ainda pode voltar a ser NOKIA!!!

    Parabéns pelo tópico e pelo Blog!!!

    Abs.
    Franco.ssp

     
  3. Diego Duarte disse:
  4. Pois é Franco, também acho que pessoas como o José Antônio são os que mais ajudam a manter a Nokia no topo. Pois em termos de modelos de celulares, as outras marcas não estão ficando atrás.
    Mas também tenho esperança de que em 2010 a Nokia volte a ser a NOKIA que sempre conhecemos.

    Obrigado pela visita e pelos parabéns!

    Grande abraço!

     

Postar um comentário

Pesquisar

    Site Meter