Teclado Bluetooth Nokia SU-8W: Primeiras impressões

Postado por Diego Duarte 26 maio 2009


Como eu já disse para vocês, semana passada eu adquiri o excelente teclado bluetooth da Nokia.
Porém, ao chegar em casa e testar o teclado, tive um pequeno problema.
O teclado que eu comprei estava com defeito, porque depois de 10min de uso, a conexão bluetooth do teclado com o celular era perdida e ele não funcionava mais. Só depois de ligá-lo novamente é que ele voltava a funcionar por mais 10min, e o problema se repetia depois.

A princípio pensei que fosse alguma incompatibilidade do teclado com o S60 5th (pois ainda não existe um aplicativo do teclado específico para o S60 5th, somente para o 3th). Mas ao recolher informações com usuários do 5800 XM, percebi que o teclado funcionava perfeitamente no S60 5th.
Com isso, testei o teclado em outros aparelhos da Nokia e o problema continuava.

Enfim, tive que ir a loja onde comprei o teclado para trocá-lo. Felizmente não tive problemas nem empecilhos para realizar a troca (que foi feita na mesma hora).
Ao chegar em casa, a história foi outra! O teclado está perfeito!

Por falar em perfeito, o teclado é perfeito mesmo! Pra começar, a parte externa do teclado é revestida de aço com algumas partes emborrachadas, deixando o mesmo muito mais robusto e resistente. Outro ponto que me chamou a atenção é o seu mecanismo de abrir e fechar, que parece ser tudo muito bem acabado e com partes firmes, dando a impressão de que não irá se desgastar com o tempo.
O tamanho do teclado é muito bom, sendo que quando ele está fechado, tem aproximadamente o tamanho de uma carteira masculina. Sendo assim, dá pra levá-lo no bolço. Porém, acho que o ideal seria uma mochila ou algo do tipo, mas na falta de uma, vai no bolço mesmo!

Enfim, ainda estou na minha fase de testes com o teclado e, assim que tiver uma experiência maior com o mesmo, postarei um comentário mais detalhado.

Por enquanto, clique no link abaixo para conferir um excelente review do teclado da Nokia, que foi citado no excelente blog do Rodrigo Toledo:

http://phonereport.info/2008/10/11/review-nokia-su-8w-bluetooth-keyboard/


Ainda hoje postarei mais algumas informações para as pessoas que estiverem interessadas em adquirir este teclado.


[Via]

12 comentários

  1. Alex disse:
  2. Excelentes impressões Diego!!!

    To pensando em comprar um para o meu N95 8GB

    Abraços

     
  3. Diego Duarte disse:
  4. Olá Alex!
    Se vc realmente precisa do teclado, pode ter certeza que não irá se arrepender da compra!
    E com um celular tão bom quanto o N95 8G, o teclado fará uma excelente dupla com a grande tela do aparelho da Nokia!
    Depois venha nos dizer a sua decisão!

    Abraço!

     
  5. Tonight disse:
  6. Olá Diego!
    Poxa Comprei um teclado desses na Saraiva e ele está apresentando os mesmos erros que o seu, que coisa chata né. Vou ter que enviar para troca :(, espero que nao demore muito e o proximo venha perfeito.

    Abraços

     
  7. Diego Duarte disse:
  8. Olá Tonight,

    Realmente esse problema é muito chato! Qual o seu aparelho? É o 5800 XM?
    Quando apresentou este problema fiquei muito chateado e até pensei em cancelar a compra.
    E tem mais, depois que troquei o teclado e peguei o "teclado bom", esse problema já apareceu mais uma vez.. Mas como só foi uma vez, considerei como um bug casual.. Espero que não aconteça de novo!
    E espero que não demore para trocarem o seu teclado!

    Abraço!

     
  9. Tonight disse:
  10. Olá Diego.
    Então ainda não mandei meu teclado ontem testei ele melhor durante umas 3 horas, (utilizo um E71) desliguei, liguei, troquei as senhas de conexão e aconteceu somente uma vez de perder conexão com o teclado estando conectado na WI-FI.
    Agora estou em duvida será mesmo defeito? Ou será um bug? Quando comprei ele estava acontecendo mais vezes agora nem tanto!
    Muito estranho... Não sei o que é pior mandar para a Loja ou para a Nokia, já li bastante reclamaçoes do Nokia Care. Acho que ainda vou testar hj pq meu tempo de 7 dias está correndo..

    Abraços

     
  11. Diego Duarte disse:
  12. Olá Tonight!
    Pois é, estou começando a achar que este é um bug do teclado mesmo. Mas comigo, após a troca na loja, o bug só ocorreu uma vez (antes acontecia SEMPRE que eu o usava).

    E quanto a garantia, se eu fosse você, trocava na loja antes dos 7 dias! Se você mandar para a assistência, pode demorar mais de 40 dias para encontrarem uma solução para o seu caso (já vi relatos de conhecidos sobre isso).

    Então, a melhor coisa que você tem a fazer é trocar logo direto na loja antes dos 7 dias.

    Depois venha aqui contar o desfecho desse seu problema.

    Abraços!!

     
  13. Anônimo disse:
  14. Ótimo review.

    Já garanti o meu para o NOKIA N95. Ele é ótimo ainda mais em conjunto com o quick office 6 e nimbuzz e e-mail. Comigo, o único problema que aconteceu foi que, ao conectar o teclado no aparelho [com o aplicativo em segundo plano, e na tela de espera], ele não reconhece o botão menu do teclado, mas os outros funcionam. Aí percebi que para isso não acontecer, ao conectar ao aparelho a tela deve estar no do aplicativo e depois de conectar, apertar o botão menu.

    Para ajudar aqueles que como eu, agora procura por um teclado bluetooth, há o da nokia na Loja virtual da www.saraiva.com.br que comprei por R$ 199,00.

    Hoje na mesma loja está R$ 299,00 e com parcelas a perder de vista.

    Fica a dica.

    Muito bom o review.

    Anderson.

     
  15. Diego Duarte disse:
  16. Olá Anderson!
    Realmente o teclado bluetooth é um ótimo aparelho! É daqueles que você não vai se livrar tão cedo, pois é compatível com vários dispositivos e não só celulares.

    Eu nunca reparei neste erro que você disse, pois eu sempre conectei através do aplicativo.

    Valeu pela dica e elogios!

    Grande abraço!

     
  17. Tonight disse:
  18. Olá Diego.
    A saga do teclado continua... heheh
    Então troquei o teclado ele chegou na ultima sexta dia 03, mas os erros continuam, a uma semana atrás fiz um hard reset no meu E71 reinstalei os programas, e quando o teclado chegou os erros continuam.
    Minha dúvida será que essa nova atualização de firware do E71 ajudaria a resolver o problema?
    Meu pensamento é talvez efetuar o hard reset e ir testando o teclado, instalar os progrmas e ir testando cada vez...

    Abraços..

     
  19. Diego Duarte disse:
  20. Olá Tonight!

    Poxa, esse erro do teclado é muito chato né?!
    Esta semana eu também estava usando e o teclado falhou mais uma vez.
    Talvez o erro esteja mesmo com alguma incompatibilidade com algum programa, por isso poderá ser muito importante você fazer o que disse: ir testando o teclado e instalando os programas no celular aos poucos..

    E sobre a atualização do E71, se o erro for mesmo alguma incompatibilidade com algum programa, dificilmente um novo firmware resolverá este problema.
    Mas se o erro estiver no firmware do E71, talvez a Nokia possa ajustá-lo em uma nova atualização.

    Mas este erro com você só acontece quando você está usando o WiFi?

    Grande abraço!!

     
  21. Unknown disse:
  22. Diego,

    Eu comprei hoje este teclado para utilizar com o meu Nokia N97, mas não consegui fazer funcionar. Seguindo as instruções do aparelho, achei apenas a versão para S60 3a edição, como voce disse acima, e meu aparelho eh S60 da 5a edição, como o seu.

    Como voce fez para que funcionasse?

    Abraço!

     
  23. Diego Duarte disse:
  24. Olá Marcelo,

    Quando fui utilizar o teclado pela primeira vez, também tive esta dúvida. Porém, pude constatar que a versão disponível para o S60v3 funciona perfeitamente para o s60v5. Portanto, pode instalar o aplicativo que você encontrou, que o mesmo irá funcionar perfeitamente.

    Abraço!

     

Postar um comentário

Pesquisar

    Site Meter