Nokia 5800 XpressMusic e iPhone.

Postado por Diego Duarte 14 abril 2009

Hoje em dia é impossível falarmos de um celular de ponta sem mencionar ou compará-lo com o iPhone, e com o Nokia 5800 XpressMusic não poderia ser diferente.
Existem por aí vários reviews comparando os dois celulares e listando todas as características que o 5800 XM ganha do iPhone.
Mas, e o contrário? Quais as características que o iPhone ganha do 5800 XM?


A seguir irei escrever duas características que pude observar que o iPhone é melhor, comparando-o com o 5800 XM:

Jogos:

Em matéria de jogo, o iPhone ganha disparado do 5800 XM atualmente.
Existem mais opções de jogos para o iPhone, sendo que os mesmos, em geral, tem excelentes gráficos e diversão, mas pecam no quesito jogabilidade.
Com certeza o fato do 5800 XM ainda ser um lançamento influencia na quantidade de jogos lançados para sua plataforma. Mas, os jogos que possuo atualmente em meu 5800 XM ainda estão longe de se parecer com os jogos encontrados no iPhone.
Essa história pode mudar se for lançada alguma versão do N-gage compatível com o S60v5.
Então, se formos fazer uma comparação entre video-games e celulares, o 5800 XM está para o Playstation 1, assim como o iPhone está para o Playstation 3.
Infelizmente a realidade é essa.


Internet:

E o que dizer do acesso a internet encontrada nos dois celulares?
De um lado, o iPhone conta com seu browser "Safari", e do outro, o 5800 XM com seu browser nativo.
Em matéria de funções, o browser do 5800 XM conta com uma ampla lista, incluindo funções como "copiar e colar", "localizar palavras na página", abrir animações em flash e vídeos do youtube, além das variadas formas de inserção de texto encontradas no 5800 XM. Essas e outras funções não estão disponíveis no browser do iPhone.
Mas e na hora de abrir as páginas?

Pude testar os dois celulares em uma mesma conexão Wifi, e para a minha surpresa, o browser do iPhone chegou a ser 3 vezes mais rápido para carregar uma página em comparação com o browser nativo do 5800 XM.
No 5800 XM este problema pode ser contornado se usarmos um outro browser como o "Opera", por exemplo. Mas em compensação, iremos perder algumas das funcionalidades do browser nativo listadas acima.
Não sei exatamente o porque dessa disparidade nos resultados, mas espero que este problema seja corrigido nos próximos firmwares do 5800 XM.


Então, a questão não é qual dos dois celulares é o melhor. Isso cada um deve responder de acordo com as suas necessidades.
A questão é: o que cada um dos celulares pode oferecer de melhor?

2 comentários

  1. Unknown disse:
  2. Além de relatar a pura realidade de uso dos dois dispositivos, pois eu tenho o 5800 e meu irmao o IPhone, haviamos comparado essa questao da velocidade de acesso e realmente é absurda... parabéns pela observacao!

     
  3. Diego Duarte disse:
  4. Olá André,

    Realmente, a intenção é relatar a realidade!
    Também quase não acreditei quando vi a diferença enorme nos resultados.. Até testei outras páginas, mas o resultado foi o mesmo.

    Felizmente, este é um problema que pode ser resolvido nas atualizações de firmware. Então, vamos esperar e torcer né.

    Mas por enquanto, neste quesito velocidade, o iPhone ganha com sobras..

    Muito obrigado pelos elogios!

    Abraços e até a próxima!

     

Postar um comentário

Pesquisar

    Site Meter