Artigo: O meu jornal diário

Postado por Diego Duarte 31 março 2009 0 comentários

Hoje eu encontrei um excelente artigo traduzido do "New York Times", escrito por Nicholas D. Kristof. 
Ele fala sobre como as notícias hoje em dia estão sendo selecionadas por nós (através da internet) e como isto contribuí para uma segregação de conceitos, fazendo com que nos isolemos (ainda mais) em nossas "câmaras políticas hermeticamente fechadas".

Enfim, é melhor ler do que eu ficar aqui falando.
O texto é um pouquinho longo, mas é realmente muito bom! Vale a pena a leitura!

Segue o texto na íntegra:


O meu jornal diário (29/03/2009)

Alguns dos obituários mais recentes não estão saindo nos jornais, mas são dos jornais. O "Seattle Post-Intelligencer" é o mais recente a desaparecer, excetuando um resquício de que vai existir só no ciberespaço, e o público está cada vez mais buscando as notícias que consome não nas grandes redes de televisão ou em fontes impressas em tinta sobre árvores mortas, mas em suas incursões on-line. 
Quando navegamos on-line, cada um de nós é seu próprio editor, o guardião de sua própria entrada. Selecionamos o tipo de notícias e opiniões de que mais gostamos. 
 
Nicholas Negroponte, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), chamou a esse produto noticioso emergente "O Meu Jornal Diário". E, se isso for uma tendência, que Deus nos salve de nós mesmos. 
 
Isso porque existem provas bastante convincentes de que, em geral, não desejamos realmente informações confiáveis, e sim as que confirmem nossas ideias preconcebidas. Podemos acreditar intelectualmente no valor do choque de opiniões, mas na prática gostamos de nos encerrar no útero tranquilizador de uma câmara de ecos. Um estudo clássico enviou despachos a republicanos e democratas, oferecendo-lhes vários tipos de pesquisas políticas, ostensivamente de uma fonte neutra. Os dois grupos mostraram mais interesse em receber argumentos inteligentes que corroborassem suas ideias preexistentes. 
 
Também houve interesse mediano em receber argumentos tolos em favor das posições do outro partido (nós nos sentimos bem quando podemos caricaturar os outros). Mas houve pouco interesse em estudar argumentos sólidos que pudessem enfraquecer as posições anteriores de cada um. Essa constatação geral foi repetida muitas vezes, como observou o autor e ensaísta Farhad Manjoo em 2008 em seu ótimo livro "True Enough: Learning to Live in a Post-Fact Society" [Verdade Suficiente: aprendendo a viver numa sociedade pós-fatos]. 
 
Permita que deixe uma coisa clara: eu mesmo às vezes sou culpado de buscar verdades na web de maneira seletiva. O blog no qual busco análises sobre notícias do Oriente Médio frequentemente é o do professor Juan Cole, porque ele é inteligente, bem informado e sensato -em outras palavras, frequentemente concordo com ele. É menos provável que leia o blog de Daniel Pipes, especialista em Oriente Médio que é inteligente e bem informado -mas que me parece menos sensato, em parte porque frequentemente discordo dele. 
 
 Segregação 

 
O efeito do "Meu Jornal" seria nos isolar ainda mais em nossas câmaras políticas hermeticamente fechadas. Um dos livros mais fascinantes de 2008 foi "The Big Sort: Why the Clustering of Like-Minded America is Tearing Us Apart" [A grande classificação: porque a divisão da América em agrupamentos de ideias iguais nos está dividindo], de Bill Bishop. 
Ele argumenta que os americanos vêm se segregando em comunidades, clubes e igrejas onde são cercados por pessoas que pensam como eles. 
 
Hoje, diz Bishop, quase metade dos americanos vive em condados que votam por maioria avassaladora em candidatos democratas ou republicanos. 
Nos anos 60 e 70, em eleições nacionais igualmente disputadas, só cerca de um terço dos eleitores vivia em condados que apresentavam maiorias avassaladoras nas eleições. 
 
"O país está ficando mais politicamente segregado -e o benefício que deveria advir da presença de uma diversidade de opiniões se perde para o sentimento de estar com a razão que é próprio dos grupos homogêneos", escreve Bishop. 
 
Um estudo que abrangeu 12 países concluiu que os americanos são os que demonstram menos tendência a discutir política com pessoas de visões diferentes, e isso se aplica especialmente aos mais bem instruídos. Pessoas que não concluíram o ensino médio tinham o grupo mais diversificado de pessoas com quem discutiam ideias. Já as que tinham concluído a faculdade conseguiam colocar-se ao abrigo de ideias que lhes eram incômodas. 
 
O resultado disso é a polarização e a intolerância. Cass Sunstein, professor de direito em Harvard que agora trabalha para o presidente Obama, fez uma pesquisa que mostrou que, quando progressistas ou conservadores discutem questões como ação afirmativa ou mudanças climáticas com pessoas que pensam como eles, suas ideias rapidamente se tornam mais homogêneas e mais extremas que antes da discussão. 
 
Em um estudo, alguns progressistas inicialmente temiam que as ações para enfrentar as mudanças climáticas pudessem prejudicar os pobres, enquanto alguns conservadores inicialmente se mostravam a favor da ação afirmativa. Mas, depois de discutir a questão durante 15 minutos com pessoas que pensavam como eles, os progressistas se tornavam mais progressistas, e os conservadores, mais conservadores. O declínio da mídia noticiosa tradicional vai acelerar a ascensão do "Meu Jornal"; vamos nos irritar menos com o que lemos e veremos nossas ideias preconcebidas confirmadas com mais frequência. O perigo é que esse "noticiário" autosselecionado aja como entorpecente, mergulhando- nos num estupor autoconfiante por meio do qual enxergaremos as coisas em preto e branco, sendo que os fatos normalmente se desenrolam em tons de cinza. 
 
Qual seria a solução? Incentivos fiscais para progressistas que assistam a Bill O'Reilly [comentarista do canal conservador Fox News] ou conservadores que vejam Keith Olbermann [âncora do canal progressista MSNBC]? Não -enquanto o presidente Obama não nos dá o atendimento médico universal, não podemos correr o risco de um aumento grande no número de infartos. 
 
Então talvez a única maneira de avançar seja que cada um se esforce por conta própria para fazer uma malhação intelectual, enfrentando parceiros de discussão cujas opiniões deploramos. Pense nisso como uma sessão diária de exercícios mentais análoga a uma ida à academia: se você não se exercitou até transpirar, não valeu. Agora, com licença. Vou ler a página de editoriais do "Wall Street Journal".


Escrito por Nicholas D. Kristof, do "New York Times".
Traduzido por Clara Allain



É uma boa dica para começarmos a por em prática a partir de hoje.




O meu amigo virtual Ricardo do excelente Nokia Touch disponibilizou hoje em seu site um link para o aplicativo "Nokia Photo Browser".


Este aplicativo serve para incluir efeitos 3D em seu álbum de fotos, melhorando a visualização das mesmas e deixando a aparência um pouco mais agradável.

Quem quiser conferir basta clicar no link:

O melhor de tudo é que este aplicativo é totalmente free!


Tem uma frase que está ficando batida, mas é a mais pura verdade: 
"A cada dia que passa, gosto mais do meu 5800 XpressMusic!"

O "LightSabre" é um aplicativo muito engraçado que imita um sabre de luz do filme "Star Wars".
Ele faz com que o seu visor tenha um efeito luminoso que imita a espada do filme e, através do acelerômetro, basta chacoalhar seu celular para ele emitir sons idênticos ao sabre utilizado por Darth Vader e Luke Skywalker.

Veja o vídeo abaixo:



Além disso, você poderá alterar a cor do sabre, o volume e o nível de sensibilidade em suas configurações.

Este aplicativo é compatível com o S60v5 (Nokia 5800 XpressMusic e N97) e também com alguns celulares com o S60v3 FP2 (como o N96).

IMPORTANTE:
  • Como ele utiliza o acelerômetro, só irá funcionar se você instalar na memória interna do celular (C:/);
  • Para obter um melhor resultado, desligue a rotação automática do visor. Isto evita com que o programa sofra bugs na hora que você girar o celular.
  • No Nokia 5800 XpressMusic, este aplicativo não funciona em celulares com a versão do firmware diferente da v20...

Aplicativo freeware! Clique AQUI para efetuar o download!


Quem disse que só o iPhone possuí aplicativos "inúteis" ?!




Um dos intuitos do meu blog é disponibilizar conteúdo bom e gratuito para os usuários usurfluirem.

E o download desta semana é este pack com 78 temas para o seu Nokia 5800 XpressMusic (isso mesmo, 78 temas!!!).
Todos os temas são muito bonitos e diferentes.
Segue abaixo os links para download:

Link alternativo:


Se puder, deixem nos comentários os nomes dos melhores temas.

Até a próxima!



Aqui vai uma dica simples mas importante para quem gosta de ouvir música no seu 5800 XpressMusic, e também, para quem gosta de deixar os arquivos musicais completos e organizados.
Quando você for ouvir música pela primeira vez no seu 5800 XM e se deparar com as músicas que já vem no cartão de memória do celular, você verá que todas tem a foto da capa do álbum, tudo bunitinho e bem organizado. Aí, se você for tentar colocar as capas nas músicas do seu acervo, verá que é uma tarefa um tanto quanto desgastante. Mas, felizmente, existe uma opção mais prática para este "problema".
Com o aplicativo "Nokia Music" você poderá abrir todo seu acervo musical e organizá-lo com os dados da "Nokia Music Store". É tudo muito simples e prático. Basta deixar o ponteiro do mouse sobre o álbum da sua música e esperar aparecer a opção "Baixar detalhes da faixa". O programa irá procurar as informações daquela música e em poucos segundos irá aparecer a foto da capa e todas as informações do álbum. Depois basta ir em "Aplicar alterações" e pronto, a capa do álbum já estará em sua música.
Após este processo, basta ligar seu celular no computador através do cabo USB e escolher a opção "Transferir multimídia". Abra o programa "Nokia Music" em seu computador e transfira as músicas alteradas para o seu celular.
Com isso, da próxima vez que for ouvir suas músicas, todas as informações da mesma estarão corretas e a capa aparecerá em seu visor.
Este processo também pode ser feio manualmente, solicitando que o "Nokia Music" use como capa para o álbum alguma imagem do seu computador.

Segue abaixo o link para baixar o programa "Nokia Music":
http://music.nokia.pt/UnsupportedPC/home.aspx



Ah, quase ia me esquecendo! Com o "Nokia Music" você também poderá fazer um cadastro na "Nokia Music Store" e comprar músicas por um preço razoável.

Boa música para vocês!!!

Bom gente, como já fiz a minha apresentação e todos já me conhecem, agora é hora de mostrar serviço!

Para quem possue um Nokia 5800 XM como eu, sabe que no começo é muito ruim encontrar aplicativos, tutoriais e informações para o nosso aparelho. Como ele ainda é lançamento, aos poucos as coisas estão melhorando e podemos encontrar mais opções disponíveis na internet sobre o mesmo.
Sendo assim, quero tentar encurtar este início árduo de todos vocês, postando alguns excelentes links que falam sobre o 5800 XM! Lá vocês também poderam encontrar muitos aplicativos e jogos para o nosso celular.

  • Este blog é do meu amigo virtual Ricardo! O blog fala não apenas do 5800 XM, mas também dos celulares touch-screen da Nokia. Um excelente blog que pode ser usado como uma fonte de pesquisas ou um lugar para tirar dúvidas sobre aplicativos e funções do 5800. É altamente recomendável adicioná-lo em seus "Favoritos"!
  • Este é outro blog dedicado a tecnologia móvel. Para ser mais preciso, ele aborda todos os assuntos relacionados com o sistema operacional de celulares Symbian (mesmo sistema operacional do 5800 XM). Lá você encontrará vários aplicativos e tutoriais sobre diversas funções do celular.
  • Esta é a comunidade brasileira do orkut sobre Nokia 5800 XpressMusic. Esta comunidade é vinculada ao blog do Symbiansmaluco. É um excelente espaço para trocar informações sobre o 5800 XM e conhecer as últimas novidades.
  • E para terminar, esta é a comunidade internacional do orkut sobre Nokia 5800 XpressMusic. Embora quase tudo esteja em inglês, nela você poderá achar vários links de jogos e aplicativos interessantes para turbinar o seu celular.

Espero que todos tenham gostado das indicações!

Aproveite para falar nos comentários a sua opinião sobre os links, e também, sua sugestão de algum link que você conheça!

Edit: Meu amigo virtual Tiranorex me lembrou do site da Nokia de Hong Kong, onde existem vários jogos e aplicativos legais para instalar no 5800 XM. E o melhor de tudo: É FREE!

Sejam bem-vindos!

Postado por Diego Duarte 13 comentários


Olá para todos! Meu nome é Diego, tenho 22 anos e moro em Brasília.

Criei este blog para utilizá-lo como um espaço de informação, diversão e descoberta sobre assuntos voltados a tecnologia móvel e sobre outros assuntos diversos.
Para ser mais preciso, irei falar bastante sobre o lançamento da Nokia, o Nokia 5800 XpressMusic, que é o celular que possuo atualmente. Também criei este espaço para interagir com todos os usuários deste aparelho e outros que estejam interessados no mesmo.
Aproveitando a oportunidade, quero falar a todos os usuários deste blog que o mesmo também pode ser usado como uma ferramenta de consulta, onde vocês podem tirar todas suas dúvidas, sejam elas simples ou complexas.
Também quero dizer que este blog não possui vínculo com nenhuma empresa e não tem fins lucrativos.
Sejam todos bem-vindos!!! E espero que este seja o primeiro de muitossss outros posts!!!

=]

Pesquisar

    Site Meter